Educação /

27 de Junho de 2012 15h00

Seminário sobre educação inclusiva reúne escolas privadas de Cuiabá

27/06/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578


Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), e educadores das escolas privadas de Cuiabá se reuniram na manhã desta quarta-feira (27), no Hotel Fazenda Mato Grosso, para participarem do “Seminário de Educação Inclusiva para Escolas Privadas de Cuiabá”.

Esta iniciativa da prefeitura, por meio da SME, visa promover a reflexão, troca de ideias e experiências entre aqueles que já realizam este trabalho nas escolas e os que ainda não adotam procedimentos didáticos pedagógicos voltados aos portadores de necessidades especiais.

Hoje, só a rede municipal, atende cerca de 700 crianças com algum tipo de limitação, seja física, motora, mental, visual, auditiva, entre outras. Este atendimento é realizado por meio de profissionais capacitados e materiais específicos, dentro das salas multifuncionais, que já estão presentes em 45 escolas de educação básica da capital.

Encontros como este pretendem, ainda, atualizar e conscientizar as escolas sobre o direito de todos à educação, priorizando um atendimento qualificado. “Incluir é aceitar. É não fazer diferença. É interagir com todos. E é isso que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo. Hoje, nós queremos contribuir e conhecer o que as escolas privadas desenvolvem e como se preparam para receber e lidar com os alunos portadores de necessidades especiais, além de mostrar aquilo que nós desenvolvemos com as nossas crianças nas salas multifuncionais; pois, a educação é um direito de todos os cidadãos.”, destacou a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel.

Cerca de 60 escolas particulares compareceram neste primeiro período do evento, que retoma as atividades às 14h e se estende até as 18h. A programação conta com palestras de mestres e doutores que trabalham na Secretaria, e lidam diariamente com questões relacionadas à educação inclusiva.

Algumas unidades privadas de ensino recebem alunos especiais, e vale ressaltar que nenhuma escola pode se recusar a matricular estes alunos. Além disso, é preciso preparar os educadores e demais funcionários, bem como capacitá-los a atendê-los de maneira adequada. Para a coordenadora pedagógica de Educação Infantil da escola Plural – Centro Educacional, Mara Caldas Soares, estas oportunidades de se debater a realidade daqueles que necessitam de uma atenção especial, e que estão presentes no meio pedagógico de algumas escolas, devem ser encaradas com seriedade. “Essa iniciativa rede pública é muito importante porque no período em que estamos na faculdade não temos contato com todas as formações necessárias. E estes seminários servem para nos ajudar dentro da nossa unidade para sabermos o que pode ser feito para melhorar o atendimento oferecido”.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura a diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Regina Borges Araújo; e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso  (SINEPE-MT), professor Gelson Menegati Filho.

A segunda etapa do Seminário está prevista para o dia 29 de agosto, para que as escolas se reúnam novamente e compartilhem a socialização das ações realizadas.