/

26 de Abril de 2013 15h01

Seis professores vão atender crianças hospitalizadas em Cuiabá

26/04/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, anunciou na manhã desta sexta-feira (26), que a Prefeitura de Cuiabá irá disponibilizar seis professores para atender o programa Classe Escolar Hospitalar no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). A iniciativa promove o atendimento educacional a crianças e adolescentes hospitalizados, dando continuidade às atividades escolares a esses pacientes que necessitam ficar longos períodos longe da sala de aula.

Os professores atenderão os pacientes com idade de zero a 16 anos, com base nos conteúdos programáticos previstos no calendário anual das escolas regulares de origem de cada aluno durante a internação.

“Mais do que aulas de matemática e português, as crianças precisam de atividades para minimizar os desconfortos que infelizmente precisam passar dentro do hospital. O aluno que fica doente não perde o seu direito de estudar, e os professores são capacitados para atender os pacientes com delicadeza, dedicação e carinho”, afirmou Gilberto Figueiredo.

A pediatra do Hospital Universitário Júlio Müller, Sandra Breder, reforça que é alto o índice de reinternação e muitas vezes por períodos longos. “Se um hospital é um ambiente hostil para um adulto, para uma criança é muito pior. Com trabalho de estímulo e com atenção, elas ganham mais força para superar esse momento”.

No Hospital Júlio Müller, o Programa Classe Escolar Hospitalar é coordenado pela professora e pedagoga Valéria Melli Arisi. “É muito gratificante ver o desenvolvimento dessas crianças no dia-a-dia. E agora fico mais feliz em saber que a Prefeitura de Cuiabá vai disponibilizar mais profissionais para o programa e dar a esses pacientes a atenção que merecem”.