Educação /

15 de Agosto de 2012 12h05

Segundo IDEB, rede de ensino de Cuiabá avança na qualidade da educação

15/08/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

 

Cuiabá avançou seis posições no ranking das capitais com melhor nota no Ideb 2011. É o que revelam os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta terça-feira (14-08) pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Os dados apontam que, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a capital obteve nota 4.8, superando a projeção do município para este ano, que era de 4.5. Isso eleva o município do 17º para o 11º lugar e alcança a meta estabelecida para 2013.

 

Nas séries finais, o objetivo estabelecido para 2011 foi de 3.6, mas os indicadores apontam que rede de ensino do município obteve a projeção maior que a traçada para 2013, atingindo 4.2.

 

Na avaliação do secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, o melhor desempenho escolar dos alunos é resultado de uma política salarial que valoriza os profissionais do ensino, formação continuada de professores e uma política pedagógica definida. “Cuiabá é uma das capitais que melhor paga seus professores, investe no aperfeiçoamento dos servidores e tem profissionais comprometidos com a qualidade do ensino ofertado”, analisou.

 

Segundo o secretário, outras ações estão sendo implementadas para a melhoria do ensino municipal, como a aquisição de tablets para os alunos utilizarem em sala de aula. “Iremos, ainda, adquirir novos ônibus escolares, lousas digitais, além da reforma, até o final do ano, de 54 unidades de ensino e climatização de todas as creches e escolas da rede”, informou.

 

O diretor de Gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gilberto Fraga de Melo, aponta que os números revelam os investimentos feitos, principalmente, nas primeiras séries do Ensino Fundamental. “Entre eles, podemos citar mais e melhores oportunidades de formação para professores e maior disponibilidade de material pedagógico, através do Programa de Letramento”.

 

Melo lembra ainda que, em 2011, a SME desenvolveu uma ampla campanha motivacional, denominada “Força-tarefa da Educação”, com a proposta de superar as metas do Ideb. “Os resultados foram bastante positivos, com engajamento de toda a comunidade escolar em prol da educação, concentrando esforços para a Prova Brasil”.

 

A proposta foi voltada para alunos, professores, gestores, assessores e pais de alunos, com o objetivo de promover a autoestima e motivar a comunidade escolar a intensificar as ações em prol da melhoria do ensino na rede municipal.

 

Em relação aos anos finais, o diretor avalia que o crescimento na rede tem sido constante e progressivo. “Se estabelecermos um comparativo de todas as avaliações realizadas pelo MEC, os números revelam que todas as nossas projeções foram superadas. Em nenhum momento tivemos recuo no aproveitamento escolar”.