Educação /

18 de Fevereiro de 2014 14h46

Secretário visita escola do campo Hebert de Souza

18/02/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, visitou nesta segunda-feira (17) as instalações da Escola Municipal Rural de Educação Básica (Emreb) Hebert de Souza, localizada no Cinturão Verde, região do bairro Pedra 90. Esta é primeira visita de uma série que o secretário irá fazer às escolas do campo da rede municipal de Cuiabá nos próximos dias.

A Hebert de Souza, assim como outras escolas municipais da zona rural, foi cadastrada no Plano de Ações Articuladas (PAR) e aguarda liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber reforma geral. 

O PAR é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É por meio dele que os municípios recebem do governo federal assistência técnica e financeira.

O secretário Gilberto Figueiredo esteve acompanhado do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade. Na oportunidade, os dois secretários discutiram a possibilidade de disponibilizar um espaço coberto, que fica ao lado da unidade escolar, para atividades do Programa Mais Educação, realizadas com alunos da escola. 

O local, que pertence à Secretaria de Trabalho, serve como depósito de sementes, adubos e máquinas agrícolas, usados na manutenção de áreas do perímetro rural. Elias Alves de Andrade sinalizou positivamente em ceder o espaço para a escola, mas antes explicou que precisa estudar outro local para deixar os maquinários.

Segundo o diretor da unidade escolar, Luiz Batista, o lugar é ideal para realizar as oficinas oferecidas no contratuno escolar, já que é espaçoso e bastante arejado. 

A escola atende cerca de 300 alunos, matriculados na educação infantil (pré-escola) e ensino fundamental (1º ao 9° ano). Pelo menos 200 alunos da escola estão cadastrados no Programa Mais Educação.

Um terreno que fica ao redor da unidade escolar também será disponibilizado para atividades escolares. Uma equipe da Secretaria de Trabalho ficou responsável em arar e gradear o terreno para que, posteriormente, seja produzida no local uma horta sustentável, atividade do programa Mais Educação.

Além da escola Hebert de Souza, o secretário Gilberto Figueiredo também visitou outras unidades de ensino que estão em obras de construção e de reformas. Entre elas a escola Eugênia Pereira de Mello, no bairro Vista Alegre, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Passaredo, ambos que serão inaugurados nos próximos dias.