/

16 de Outubro de 2013 15h55

Secretário se reúne com Sintep para avaliar Plano Municipal de Educação

16/10/2013

Rosane Brandão

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, se reuniu nesta terça-feira (15) com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep), subsede Cuiabá, para tratar, entre outros assuntos, da avaliação do Plano Municipal de Educação.

Também esteve incluído na pauta de reunião assuntos referentes à realização de um concurso público e o processo eleitoral para gestores de escolas e creches, que está em andamento na rede municipal de Cuiabá.

Conforme explicou o secretário Gilberto Figueiredo, o Plano Municipal de Educação, construído em 2010, tem validade de 10 anos e durante esse período devem ser feitas avaliações periódicas do mesmo. A primeira reunião de avaliação deveria ter sido feita em 2012, no entanto ela não foi realizada e só agora vai acontecer.

A avaliação é feita pelo Fórum Municipal de Educação, que é composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Sintep/Cuiabá, Conselho Municipal de Educação e Câmara Municipal de Cuiabá.

A reunião do Fórum para elaboração do cronograma de avaliação do plano está marcada para o dia 4 de novembro. “Nessa avaliação vamos fazer uma análise daquilo que já foi feito, das metas e objetivos alcançados nesses quase três anos”, disse o secretário.

Em relação à realização do concurso público, o secretário informou que a secretaria está elaborando os estudos para que ele seja realizado em 2014.

“Fizemos uma radiografia dos cargos que foram criados e das vagas supridas, ou seja, da real necessidade de convocação e de um novo concurso público na secretaria”, explicou o secretário, lembrando que esse estudo será apresentado ao prefeito.

Plano Municipal de Educação – tem validade de 2010 a 2019. É um Plano que contempla a educação de Cuiabá em todos os seus níveis e modalidades de ensino. Está em consonância com o Plano Nacional de Educação.