Educação /

25 de Maio de 2011 14h35

Secretário reúne diretores e pede empenho no Censo Escolar/2011

25/05/2011

Waldemir Félix/SME

A partir desta quarta-feira, dia (25-05), o Sistema Educacenso está aberto para dar início ao Censo Escolar/2011, uma pesquisa realizada junto aos estabelecimentos de ensino  para levantamento de dados e informações relativas à educação básica, objetivando subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos, planejamento do sistema educacional do país e a definição e monitoramento das políticas públicas que promovam um ensino de qualidade para todos os brasileiros.

Com essas informações, o Ministério da Educação gerencia programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos, o Dinheiro Direto na Escola, o Mais Educação, o PDE, entre outros.

Para discutir o Censo Escolar/2011, entre outros assuntos, o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, convocou uma reunião gerencial com participação dos diretores de escolas e creches de Cuiabá. Na oportunidade o secretário destacou a responsabilidade, importância e o comprometimento com as informações para que seja alcançado um resultado de qualidade, veracidade e fidedignidade no Censo, o que vai assegurar recursos para melhorar a qualidade do ensino.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.

A Rede Municipal de Ensino é composta de 50 creches e 95 escolas. A meta é sempre evitar evasão de recursos, pois os repasses ainda estão bem distantes do necessário para cobrir todo o atendimento e, por causa disso o município acaba arcando com boa parte dos investimentos.

Durante a reunião, o secretário Permínio Pinto Filho explicou também os investimentos que vem sendo feitos e que serão efetivados na infraestrutura das unidades de ensino. Além da construção de novas salas de aulas, o secretário informou aos diretores que o prefeito Chico Galindo havia anunciado investimentos de R$ 2 milhões para reforma das escolas e creches. Porém, o prefeito já admite que esse valor pode ser elevado para R$ 4 milhões, o que garantirá melhorias em boa parte das unidades que compõem a rede escolar.

A aplicação dos recursos será feita de acordo com a necessidade de cada unidade, dando prioridadeàs que encontram-se em situação mais delicada, em setores como elétrico hidráulico, telhados etc. O secretário Permínio Pinto Filho procurou discutir as necessidades apontadas pelos diretores e, junto à equipe gestora da SME, colheu sugestões para que os investimentos possam alcançar os objetivos propostos, ou seja, oferecer ensino de qualidade e condições estruturais para os alunos.


Mais informações:
(65) 3645-6578