/

16 de Agosto de 2013 10h46

Secretário prestigia Conferência Intermunicipal de Educação

16/08/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, participou na quarta-feira (14) da solenidade de abertura da Conferência Intermunicipal de Educação, realizada na escola estadual Presidente Médici.

A etapa intermunicipal é uma preparatória para a Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá de 16 a 19 de setembro em Cuiabá e de onde sairão os delegados eleitos para representar o Mato Grosso na Conferência Nacional de Educação (Conae) entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

Em todas as etapas os participantes vão debater os sete eixos temáticos que propõem as metas para o Plano Nacional de Educação, todos voltados para a melhoria do sistema educacional do país.

A etapa municipal da Conferência de Cuiabá foi realizada no mês de junho e reuniu mais de 400 pessoas, entre elas profissionais da educação (da rede pública e privada), representantes de pais e alunos e de entidades do setor educacional.

“Este é um momento histórico para a educação do nosso país, pois estamos construindo de forma coletiva e democrática propostas que vão subsidiar o Plano Nacional de Educação”, disse o secretário.

Gilberto Figueiredo destacou algumas ações positivas que a Secretaria vem realizando como forma de valorização do profissional da Educação em Cuiabá. Entre elas, a concessão de licença-prêmio para quase mil servidores.

“Nunca na história de Cuiabá foi concedida tanta licença-prêmio como agora. Isso é histórico. Só no primeiro semestre, cerca de 500 servidores foram beneficiados e agora no segundo semestre outras 500 licenças estão em andamento”.

Conforme ressaltou o secretário, investimentos na estrutura física das unidades escolares também estão incluídos nas ações da Prefeitura. “Ao menos 80% das unidades escolares estão com a estrutura física comprometida. Mas já estamos trabalhando e buscando recursos por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas) para investimentos no setor”.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, professora Regina Lúcia Borges, também destacou a importância do Plano Nacional de Educação. “Essa luta é nossa. Precisamos estar unidos para construir um plano que priorize a educação do país”.

O tema da Conae 2014 é “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

 

Repórter: Rosane Brandão – 3645-6578

Fotos: Jorge Pinho