/

16 de Janeiro de 2013 16h22

Secretário Gilberto Figueiredo se reúne com Conselho Municipal de Educação

16/01/2013

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


O secretário de Educação da capital, Gilberto Gomes Figueiredo, visitou hoje (16) a sede do Conselho Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes, e participou de uma reunião com a presidente, Regina Lúcia Araújo, conselheiros e funcionários da entidade.
 

Na oportunidade, o novo titular da pasta da Educação de Cuiabá foi informado sobre algumas demandas administrativas do Conselho, além de suas atribuições e funções como órgão público, integrante da estrutura do poder executivo municipal e do sistema municipal de ensino. 

O secretário falou das medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nesse primeiro mês de gestão para garantir o início do ano letivo. “Estamos fazendo um diagnóstico da rede municipal de ensino para identificar os problemas existentes. Pelo que já verificamos, 70% das nossas escolas e creches estão com problemas na infraestrutura. O que faremos, a princípio, são ações mínimas necessárias para assegurar o início das aulas, como a locação e relocação de imóveis”, informou. 

Gilberto Figueiredo ainda explicou os motivos que o levaram a aceitar o desafio de estar à frente da Secretaria de Educação. “O que me fez estar aqui não é só a relação de confiança que tenho com o prefeito Mauro Mendes, mas também a minha história. Cheguei a Cuiabá com seis anos e perdi meus pais muito cedo. Tudo que sou e tenho devo à educação e à minha família, que me conduziu nesse caminho. A educação me deu condições de ser um dos diretores do SENAI no meu país. Mas o argumento que mais me convenceu a sair da situação confortável onde eu estava, foi o de ter a possibilidade de dar um pouco mais de esperança à sociedade”. 

Na oportunidade, a presidente do Conselho destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos do Sistema Municipal de Ensino para o avanço em questões como a participação mais representativa na sociedade e uma articulação mais próxima à comunidade. “Nossas ações não são concorrentes, mas coordenadas. Isso faz a educação crescer”, observou. 

Ela ainda salientou a dimensão do colegiado nas discussões, formulações e decisões das demandas educacionais. “Nossa importância está no aluno e em fazermos a escola funcionar. Precisamos repensar onde efetivamente a educação acontece, que é na escola. Temos certeza que nossa relação irá se estreitar e colheremos bons frutos na qualidade do ensino que ofertamos”, concluiu.