Educação /

19 de Julho de 2013 14h22

Secretário é presenteado com hortaliças produzidas na Escola Joana Dark

19/07/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

O secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, foi presenteado nesta sexta-feira (19) com verduras e legumes frescos produzidos na horta da Escola Municipal Professora Joana Dark da Silva, do bairro Real Parque.

O presente, uma cesta contendo alface, rúcula, cebolinha, salsa, almeirão e rabanete, é parte da produção da horta sustentável da escola, que atende pouco mais de 380 alunos com idade entre 4 e 8 anos.

“Esses alimentos são a prova do belo trabalho que a escola realiza com seus alunos”, elogiou o secretário.

O presente foi entregue pela diretora da escola, Inês Ehrenbrienk, e pela aluna Catarina Walker, 6 anos. “Todo o alimento produzido na horta da escola é usado na alimentação escolar das crianças, garantindo uma merenda gostosa, mas também muito saudável”, disse a diretora.

A escola Joana Dark é uma das 39 unidades escolares da rede municipal de Cuiabá que trabalham com o projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Os alunos aprendem as técnicas de plantio, manejo do solo e o cuidado com as plantas, sempre aliando a educação ambiental com a alimentar.

Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a escola tem espaço suficiente para manter não só a produção da horta, mas também de um pomar, galinheiro e até mesmo uma compostagem (reciclagem do lixo orgânico).

Segundo Gilberto Figueiredo, a educação alimentar deve começar desde cedo e é por isso que a Secretaria procura oferecer uma alimentação saudável aos alunos, incentivando a comer bem também fora da escola.

“Não tem nada mais saudável do que poder oferecer para essas crianças uma merenda com produtos que acabaram de ser colhidos e, o melhor ainda, sem nenhuma quantidade de produto químico”, destacou o secretário.

Na horta da escola, os alimentos são produzidos com adubo orgânico, sem agrotóxicos, e o canteiro é feito com garrafas pets. No local é cultivado rabanete, beterraba, cenoura, alface, rúcula, cebolinha, coentro, salsa, almeirão, pepino, tomate, mandioca, açafrão, além de ervas medicinais.

“Estamos no período de recesso escolar, mas a nossa produção continua em ritmo normal. Tanto que resolvemos trazer parte dessa produção para presentear o secretário” observou a diretora Inês.

Além do secretário, a escola também presenteou com as hortaliças a secretária-adjunta de educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, e alguns diretores da Secretaria.