Educação /

26 de Agosto de 2013 14h15

Secretário de Educação toma café da manhã em fazenda com alunos

26/08/2013

Rosane Brandão

A tranquilidade e a qualidade de vida proporcionada a quem mora na zona rural está sendo desfrutada pelos alunos da rede municipal de Cuiabá, por meio do Programa Filhos no Campo. Todos os dias uma escola diferente é beneficiada com o programa, que leva pelo menos 40 alunos para visitar uma propriedade rural.

Na última sexta-feira (23) foi a vez dos alunos da escola José Torquato da Silva, do bairro Parque Residencial Coxipó, participar da aula de campo na fazenda Olho d’Água, na BR-364. Os alunos contaram com a companhia do secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que fez questão de conhecer de perto como funciona o programa Filhos no Campo, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá.  

O secretário aproveitou a visita para tomar um saboroso café da manhã com as crianças. Os alimentos, como o leite, queijo, bolo, pão, salame e suco de frutas frescas, foram produzidos na própria fazenda.

Depois do café da manhã, eles foram conhecer como funciona o dia a dia de trabalho na fazenda, que tem como especialidade a criação de gado leiteiro. Os alunos conheceram também os equipamentos agrícolas que são usados na propriedade.

Para o secretário Gilberto Figueiredo as aulas de campo enriquecem o aprendizado das crianças, pois estão participando e conhecendo de perto aquilo que aprenderam em sala de aula.

“Nosso Estado é um dos maiores criadores de gado do país. É importante que essas crianças conheçam essa realidade e nada mais adequado do que trazê-las para ver isso de perto”, observou o secretário.

Com os olhinhos atentos e muito curiosos, os alunos estavam ansiosos para conhecer tudo, já que boa parte deles estava pisando pela primeira vez em uma propriedade rural.

Com a aluna Anna Lygia Caldeiras Falcão, 8 anos, não foi diferente. Ela ficou encantada com tudo o que viu e diz que gostou mais do cavalo e do gado. “Tinha muita vontade de chegar perto deles, pegar no cavalo e tirar o leite da vaca”.

Apesar da pouca idade, a aluna Ana Flávia Melo de Souza, 8 anos, demonstrou já saber o que vai ser quando crescer. “Adoro animais e gosto de ver as pessoas cuidando deles, tratando e dando comida. Tenho vontade de fazer isso também”.

A coordenadora da escola, Rosinete Conceição Oliveira, explica que a escola está trabalhando no terceiro bimestre o tema meio ambiente e as visitas complementam a teoria que os alunos aprendem em sala de aula.

“Os alunos são orientados a observar a diferença entre a vida no campo e a do bairro deles, desde o alimento que é servido no café da manhã até as outras atividades, como a produção de alimentos. Aquilo que é trabalhado em sala de aula é reforçado com as visitas”, completou a professora Fátima Paz de Barros, articuladora do programa Mais Educação, lembrando que após as visitas os alunos fazem uma produção daquilo que aprenderam em sala de aula e o que conheceram no campo.

Ao menos 80 escolas da rede municipal participam este ano do Programa Filhos no Campo. Cada escola levará 40 alunos com idade entre 7 e 12 anos. Até agora 15 escolas já realizaram as aulas de campo.

Nesta semana (de 26 a 30) outras dez participam do programa: Doutor Fábio Firmino Leite, Tancredo de Almeida Neves, Rita Caldas Castrillon, Octayde Jorge da Silva, Maria Lucila da Silva Barros, Jesus Criança, Santa Cecília, Doutor Orlando Nigro, Firmo José Rodrigues e Senhorinha Ana Alves de oliveira.

As visitas serão nas fazendas Olho d’Água e na Morro Grande, que fica na estrada para Santo Antônio de Leverger, a 20 quilômetros de Cuiabá.