/

25 de Janeiro de 2013 11h04

Secretário de Educação se reúne com gestores das escolas e creches na abertura da Semana Pedagógica

25/01/2013

Giovânia Duarte - (65) 3645-6578

Diretores e coordenadores das escolas e creches da rede municipal de ensino participaram ontem (24), nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs), da abertura da Semana Pedagógica de 2013.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a finalidade de planejar as atividades para o início do ano letivo, além de proporcionar momentos de estudos, reflexões e estratégias para prática pedagógica das unidades de ensino.

Na abertura do encontro, o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, agradeceu a presença de todos e deu boas-vindas aos participantes. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje, pois estou diante do que acredito ser o maior patrimônio que temos, que são os profissionais da educação da rede de ensino de Cuiabá. E acreditem: não sou um estranho no ninho. Foi nessa rede que comecei a minha carreira profissional, atuando como professor e supervisor”, disse.

Figueiredo falou também do desafio de estar à frente da educação do município e do compromisso de fazer uma gestão participativa com os gestores das unidades de ensino. “Acredito que a confiança que o prefeito Mauro Mendes depositou em mim é superlativamente maior do que minha competência. Mas o prefeito sabe que meu partido é a educação e, dessa forma, minha gestão será pautada no respeito e no compromisso com a verdade e a transparência”.

Quanto à infraestrutura das unidades de ensino da rede, o secretário afirmou que, segundo verificação preliminar, 70% dos prédios precisam de reformas, mas que não há recursos disponíveis para executar essas obras. “Vou acolher todas as proposituras dos gestores que me procurarem para falar sobre a situação complicada em que se encontram as escolas e creches da rede municipal, mas, infelizmente, não poderei atender a todos em curto prazo e peço paciência a vocês nesses primeiros meses da nossa gestão. Vamos fazer muita coisa, com determinação e a vontade de Deus. E podem acreditar que não haverá sequer uma única obra mal feita ou pela metade, pois vocês ajudarão a administrar esses recursos e serão capacitados para isso”.

Sobre a temática da Semana Pedagógica, a avaliação institucional, o titular da pasta da educação afirmou que esse processo deve ser entendido como uma oportunidade de avaliar o desempenho das ações desenvolvidas. ”Vamos fazer uma avaliação gabaritada com instituições de qualidade que serão contratadas para isso. Sem esse diagnóstico, dificilmente conseguiremos traças metas e objetivos para a melhoria que queremos na educação de Cuiabá”, finalizou.

A diretora do ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, também saudou os gestores presentes e apresentou a programação da semana. “A Semana Pedagógica faz parte da cultura escolar, a comunidade em geral espera esse momento”.

Entre os temas abordados no evento estão a explicitação dos princípios, objetivos e metas prioritárias da gestão pedagógica e administrativa da rede municipal de ensino para o ano de 2013, divulgação do resultado da última avaliação de gestores e apresentação de novo modelo avaliativo do desempenho de profissionais da educação de escolas, creches e CMEIs e planejamento para o ano letivo de 2013. “Além disso, discutiremos e analisaremos os resultados do Ideb 2012 de forma coletiva. Isso é importante para que possamos refletir, no contexto da rede municipal, o papel desse grupo que aqui está para o salto de melhoria que precisamos na educação do município”, observou a diretora.

Na oportunidade, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Araújo, divulgou algumas informações acerca do trabalho desenvolvido pela entidade e a disponibilidade do colegiado em colaborar para a promoção de uma educação de qualidade. “O primeiro papel do Conselho é orientar e, depois, fiscalizar as políticas públicas. Gostaria que os senhores pudessem contar conosco”.

A Semana Pedagógica se estende até o dia 4 de fevereiro será implementado em três momentos. O primeiro, nos dias 24, 25 e 29/01/13, é destinado à formação dos gestores das creches e escolas.

A segunda etapa será realizada unidades de ensino, envolvendo todos os profissionais da educação e coordenado pelas equipes gestoras das respectivas unidades, de 28 a 31, 31/01 e 1º/02/13.

No dia 4 de fevereiro, às 8 e às 14h, será realizada a aula inaugural do ano letivo de 2013, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a presença de do prefeito Mauro Mendes, o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo e os cerca de 7 mil trabalhadores da educação do município, encerrando a Semana Pedagógica.