Quarta, 15 de agosto de 2012, 09h36
A- |  A+

Educação

Secretário de Educação se reúne com diretores de escolas e creches de Cuiabá


Jorge Pinho - SME

Clique para ampliar


O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Silvio Fidélis, se reuniu nesta terça-feira (14-08) com diretores das escolas e creches da rede de ensino da capital e equipe da Secretaria de Educação (SME) para se apresentar formalmente aos dirigentes e expor as demandas junto às unidades de ensino. O encontro ocorreu nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs).

 

Na oportunidade, o secretário agradeceu a presença de todos e reiterou que é servidor efetivo da rede municipal de ensino. “Mesmo estando longe da SME por algum tempo, sabemos que quem é educador tem sempre o coração voltado para a educação, pois essa foi a nossa escolha de vida e somos educadores em qualquer lugar que estejamos”, disse.

 

Fidélis também destacou os avanços da educação municipal, como a Lei de Gestão Democrática, a Escola Ciclada e valorização dos servidores do ensino. “Toda essa evolução, sem dúvida, é resultado de um trabalho em parceria com todos os profissionais do ensino. Se hoje ofertamos uma educação de qualidade para nossas crianças e adolescentes, é porque temos uma rede sólida e comprometida seriamente com a administração pública”.

 

Segundo o secretário, outras ações estão sendo implementadas para a melhoria do ensino municipal, como a aquisição de tablets para os alunos utilizarem em sala de aula. “Iremos, ainda, adquirir novos ônibus escolares, lousas digitais, além da climatização de todas as unidades de ensino da rede”, informou.

 

Também presente ao encontro, o ex-secretário de educação do município, Permínio Pinto Filho, explicou aos presentes os motivos pelos quais deixou a função e falou do seu trabalho frente ao órgão. “Tínhamos três preocupações centrais: a valorização permanente dos profissionais de carreira, a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino e a qualidade do processo pedagógico. Podemos verificar que conseguimos grandes avanços nesses aspectos”.

 

Permínio agradeceu o trabalho conjunto com as escolas e a resposta dada pelos servidores da educação no trabalho diário com os alunos. “Estou na vida pública desde 1994 e, de todas as minhas atribuições nessa trajetória, a que mais me motivou foi a possibilidade de desenvolver ações efetivas para a melhoria da qualidade do ensino em Cuiabá”, finalizou.

 

Outra novidade anunciada foi a aquisição de uniformes para os estudantes da rede de ensino da capital. “Serão dois conjuntos para cada aluno. Bermuda e camiseta para os meninos e short/saia e camiseta para as meninas”, disse a secretária adjunta de educação, ao afirmar que o benefício para os cerca de 50 mil alunos da rede será adquirido com recursos próprios da prefeitura de Cuiabá.

 

Plano de Ações Articuladas (PAR)

 

Durante o encontro, o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, apresentou detalhadamente todos os investimentos que serão implementados na rede em 2012 e nos anos seguintes por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). “O PAR foi elaborado pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), para melhorar a qualidade do ensino oferecido na capital até 2014”, explicou.

 

Segundo o diretor, o documento  foi considerado referência pelo MEC. “Esse mérito é do professor Alexandre Carneiro Leão, responsável pelo PAR na Secretaria de Educação, pois além de ter cumprido o prazo da execução, também o elaborou com eficiência”.

 

Além dos investimentos citados pelo secretário de educação, alunos, professores e comunidade em geral também serão beneficiados com a troca de todo o mobiliário das escolas e creches, mesas específicas para estudantes cadeirantes, projetor multimídia, e a construção de mais 22 Centros de Educação Infantil.

 

Categorias

 

O presidente do colegiado de diretores das unidades de ensino da rede de ensino da capital, Vitório Sales, agradeceu o ex-secretário Permínio Pinto Filho pelo compromisso e seriedade com que tratou a educação nos mais de dois anos que esteve à frente da pasta.

 

Ele também desejou boas vindas a Sílvio Fidélis e lembrou dos ganhos que a educação pública do município teve nos últimos anos. “Melhoramos os índices da educação e avançamos na oferta da Educação Infantil, no que se refere à concepção do educar e cuidar”.

 

A parceria entre o sindicato e a Secretaria foi o destaque do novo presidente do Sintep-Cuiabá, João Custódio da Silva, ao se referir à gestão do ex-secretário de Educação. “Desejo um excelente trabalho ao Sílvio Fidélis e afirmo que, durante o tempo em que o Permínio foi secretário, tivemos uma relação de diálogo e respeito para assegurar melhorias aos nossos trabalhadores”.

 

Segundo Silva, o Sintep-Cuiabá já se reuniu com o atual secretário, quando foram asseguradas algumas garantias, como a publicação de licenças e aposentadorias.

 

Também estiveram presentes à reunião com o secretário e os dirigentes das unidades de ensino, o diretor Geral Administrativo e Financeiro, Nilton Ribeiro Valadão, a diretora de gestão de pessoas, Dilma Alves da Silva e o diretor de Rede Física, Ivan Sales Garcia.


Enviar Matéria Imprimir Voltar
Matéria(s) relacionada(s):
  • Novos gestores da rede municipal de ensino participam da primeira reunião do ano

  • Equipes gestoras das escolas e creches municipais são empossadas

  • Sugestão de Pauta - Novos gestores de unidades de ensino de Cuiabá tomam posse nesta quinta-feira

  • Secretaria divulga edital para eleição de gestores das unidades escolares

  • Mauro Mendes participa de Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas

  • Emeb Liberdade comemora dez anos de fundação

  • Roda de Conversa reúne gestores da rede de ensino de Cuiabá

  • Secretário de Educação se reúne com diretores de escolas e creches de Cuiabá

  • Secretário Silvio Fidélis recebe visita de Carlos Brito e fala sobre os projetos da educação de Cuiabá

  • Secretário Silvio Fidélis se apresenta a servidores da Secretaria Municipal de Educação

  • Silvio Fidélis assume Secretaria Municipal de Educação e se reúne com equipe

  • Banda de Fuzileiros Navais encanta público em homenagem a Cuiabá

  • SUGESTÃO DE PAUTA: Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta hoje em Cuiabá, às 18h30

  • Banda da Marinha e prefeitura de Cuiabá fecham parceria para apresentações culturais

  • Gestores de Cuiabá participam de capacitação na Secretaria de Assistência Social

  • Secretaria de Assistência Social de Cuiabá realiza capacitação para gestores

  • Gestores da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá participam de capacitação sobre liderança

  • Gestores de escolas municipais contam com novo método de avaliação

  • Debutantes do projeto Um Sonho a Mais são apresentadas à sociedade cuiabana

  • SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeitura de Cuiabá apresenta hoje (24/04) as 100 debutantes do projeto Um Sonho a Mais

  • Profissionais de assistência social se reúnem em Cuiabá para participarem do Congemas

  • Equipe presta homenagem ao secretário de Governo, Silvio Fidelis

  • Secretário participa de workshop para gestores do esporte

  • Assistência social discute gestão descentralizada em Cuiabá

  • Servidores do IPDU celebram aniversário do presidente

  • Silvio Fidelis é nomeado interinamente para o comando do IPDU

  • Novos gestores começaram a atuar nesta segunda-feira

  • Praça Alencastro, nº 158 - Centro

    CEP: 78005-906

    Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

    © 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá