/

12 de Junho de 2013 14h34

Secretaria recebe Moção de Congratulação por projeto contra dengue

12/06/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

A Secretaria Municipal de Educação foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com Moção de Congratulação pela realização do projeto Agente Mirim de Combate à Dengue, etapa 2013. A homenagem é de autoria do deputado estadual Emanuel Pinheiro.

A Moção foi dedicada ao secretário da pasta, Gilberto Gomes de Figueiredo, que lançou a 3ª edição do Agente Mirim em maio.

“Estamos muito agradecidos por essa homenagem, isso demonstra que o nosso trabalho está sendo reconhecido e que estamos no caminho certo”.

Pelo menos 25 mil alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá estão envolvidos no projeto Agente Mirim, que tem como principal foco o combate ao mosquito da dengue nas residências da capital.

O Agente Mirim é responsável por fiscalizar sua casa e a de um vizinho, evitando criadouros do mosquito nesses locais.  Com isso, o projeto garante que ao menos 50 mil residências de Cuiabá fiquem protegidas.

O projeto é dividido em dois momentos: “Agente Mirim de Combate à Dengue” – com o desenvolvimento de atividades internas e externas nas escolas, que inclui a visita dos alunos nas residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do mosquito. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”.

No segundo momento há um concurso de produção de texto, com o tema “Combate à dengue é coisa séria, sim senhor!”, que envolve os alunos na produção de redações, incentivando o hábito de leitura, interpretação e escrita.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que fornece às escolas e aos agentes mirins todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes Aegypti.