Educação /

23 de Outubro de 2013 16h47

Secretaria promove atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro

23/10/2013

Rosane Brandão


No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. Para celebrar a data, a Secretaria de Educação de Cuiabá realizará, nos dias 25 e 26 (sexta-feira e sábado), das 8h às 17h, atividades de incentivo à leitura na Biblioteca Saber com Sabor Clovis Cardoso. A biblioteca é localizada na Avenida Isaac Póvoas, região Central de Cuiabá.

 

Segundo a coordenadora da Biblioteca Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves, o objetivo é levar à população cuiabana conhecimento, cultura, lazer e entretenimento. No local também estará disponível a biblioteca itinerante.

 

Entre as atividades realizadas estão a contação de histórias, piquenique com leitura, oficina de bolinhas de sementes, desenho e pintura, varal literário, entre outras atividades educativas.

 

Também haverá feira de livros com troca, recebimento de doações e exposição de obras literárias, entre elas do poeta e compositor Vinicius de Moraes, em homenagem ao seu centenário. O Poetinha, como era conhecido nasceu em 19 de outubro de 1913.

 

Na sexta-feira (25), será realizada a divulgação da doação de livros em braile, em tinta e falado (em CD) para alunos com deficiência visual.

 

Por meio do projeto “Nós também gostamos de ler”, realizado em parceria com a Fundação Dorina Nowill, os alunos cegos e com baixa visão receberão os livros em casa, via Correios pelo Cecograma (Serviço Postal destinado aos deficientes visuais que utilizam o Braille para sua comunicação escrita).

 

“Todos esses livros foram doações da fundação. Nosso papel agora é fazer chegar até as mãos de quem necessita e não tem acesso à leitura. Os livros serão enviados sem custo nenhum para os alunos”, disse a coordenadora.

 

O evento contará com a participação de pelo menos 350 alunos de várias escolas da rede municipal de Cuiabá, dois deles, que são deficientes visuais, farão apresentações culturais. Uma das apresentações será com o sanfoneiro Luiz Guilherme Escobar, de 8 anos de idade.

 

Também na sexta-feira será lançado a obra de revitalização da praça Clovis Cardoso, que completa 12 anos de existência no dia 14 de dezembro.

 

O evento conta com a parceria do Lions Cuiabá Norte.

 

Em Cuiabá estão disponíveis ao público sete bibliotecas comunitárias Saber com Sabor e uma biblioteca itinerante, além de dois pontos de leitura, um no saguão da Prefeitura de Cuiabá e outro na Secretaria Municipal de Educação.