/

04 de Junho de 2012 17h21

Secretaria Municipal de Educação realiza trabalhos, projetos e investimentos para melhorar o ensino de Cuiabá

04/06/2012

Tharyana Durigon (65) 3645-6578


A educação de Cuiabá tem realizado um trabalho focado na melhoria do atendimento às crianças e alunos da rede municipal de ensino em diversos segmentos, com a finalidade de oferecer um ensino de qualidade por meio do desenvolvimento de projetos e acompanhamentos. No entanto, para promover ações de sucesso é preciso não apenas iniciativas e recursos, mas o engajamento de todos os servidores que se dedicam de forma séria e acreditam na importância e no crescimento que cada mudança traz às unidades escolares e creches da capital.
 

Ter o segundo maior salário pago aos professores – R$2.729,50 - é um ponto relevante para a prefeitura, junto à Secretaria Municipal de Educação (SME). Porém, educar se torna ainda mais gratificante a partir do momento em que os profissionais percebem que a unidade em que trabalham também está sendo olhada com atenção. Os servidores da SME, cada um desempenhando sua determinada função, tem se organizado a fim de suprir as dificuldades e atender as necessidades e a demanda escolar, de acordo com o que é possível no momento. Segue abaixo algumas das ações que se fazem presente na educação de Cuiabá. 

Educa Mais 

Hoje, o Educa Mais faz parte de 62 das 94 escolas da rede municipal de ensino, e a partir do segundo semestre de 2012, 80 unidades contarão com o programa de escola em tempo integral. O projeto oportuniza o acesso dos alunos da rede às atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia. 

Responsabilidade social 

O projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria sim, Senhor”, implementado em 2010 pela SME, já envolve 3 mil alunos do município em prol da luta para acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Cada agente mirim é responsável por cadastrar e fiscalizar duas residências, e as visitas são feitas mensalmente. O objetivo é aumentar esse número, trazendo para o projeto cerca de 40 mil alunos e, dessa forma, atingir e monitorar 80 mil casas. 

Incentivo ao esporte 

Pela primeira vez, os alunos de Cuiabá têm a oportunidade de participar de um campeonato esportivo, que envolve todas as escolas municipais. Os  primeiros  “Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação (JESME)”, em parceria com a Secretaria de Esportes e Cidadania, abrange modalidades esportivas coletivas e individuais, promovendo a saúde, a integração social, o intercâmbio cultural, além da melhoria da qualidade de vida e da aprendizagem escolar por meio da prática esportiva. 

Faz bem se alimentar bem 

A equipe da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação deu vida, neste ano, ao projeto “Educação Alimentar nas Creches Municipais de Cuiabá”, que tem como objetivo realizar atividades como teatro de fantoches, execução de músicas relacionadas à alimentação saudável, apresentação de frutas e verduras, explicando os benefícios que cada uma apresenta. Tudo isso para permitir e facilitar o entendimento do público infantil acerca da importância de uma boa alimentação, incentivando as crianças a se habituarem a refeições saudáveis. 

As 50 creches da capital deverão ser visitadas pelas nutricionistas da SME até o final de maio. E em junho, o grupo voltará às unidades para visualizar os resultados do projeto. 

Escola inclusiva 

Cuiabá conta hoje com 43 salas multifuncionais no ensino público municipal. O acompanhamento realizado com as crianças com deficiência é gratuito e acontece de duas a três vezes por semana. A rede já conta com 60 professores especializados nas escolas e seis em creches, que se dedicam às crianças com limitações visuais, motoras, auditivas, mentais, entre outras. 

Recentemente, os professores das salas multifuncionais participaram de uma capacitação voltada às atividades que trazem softwares referentes à tecnologia assistiva, fazendo-os entender a visão da criança inserida no mundo virtual, além de possibilitar a criação de jogos nesse segmento, destinados a estes alunos, motivando-os a interagir e produzir, respeitando suas limitações. 

Escola com Saúde 

O “Escola com Saúde”, implantado em 2008 e que já abrange todas as escolas e creches da rede municipal de ensino, contribui para a formação integral dos estudantes das unidades, tendo como principal objetivo promover a saúde dos alunos, os quais passam por avaliação médica, nutricional, oftalmológica, e recebem orientação psicológica, pedagógica, e de higiene pessoal e ambiental. 

Desde abril deste ano, as reuniões do programa, que envolvem a comunidade escolar, passaram a contar com a presença dos conselheiros dos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá, que agregam à equipe o conhecimento social, o que auxilia e facilita o processo. 

Educar para o futuro 

Preocupada em inserir nas escolas da rede municipal de ensino um trabalho referente às pessoas idosas, e em cumprimento à Lei nº 8.842, a equipe da coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME) implantou em maio deste ano a formação voltada à Política Nacional do Idoso. 

Esta iniciativa tem como público alvo os coordenadores pedagógicos das creches e escolas municipais, que serão os responsáveis, junto aos docentes e às Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDI´s), pelo desenvolvimento de atividades no meio pedagógico, destinadas ao entendimento e aceitação do que é envelhecer, além de sensibilizar as crianças sobre a importância do respeito aos mais velhos, ensinando também os direitos cabíveis àqueles que têm acima de 65 anos. 

Educação Infantil 

No final do ano passado, Cuiabá foi contemplada com 11 Centros de Educação Infantil, sendo que um deles já foi inaugurado no bairro Jardim Liberdade, em meados de fevereiro, atendendo cerca de 240 crianças. No dia 14 de maio, o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, participou, em Brasília, do lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância, onde foram assinados os termos de compromisso que garantem a autorização, por meio do Governo Federal, para a construção de mais 12 Centros de Educação Infantil, totalizando então 23 novos espaços destinados à primeira infância e pré-escola. 

Estas obras trazem à capital um total de 5.152 vagas, que beneficiarão os seguintes bairros: Passaredo, Paiaguás, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras, duas unidades no Pedra 90, Areão, Santa Inês, Residencial Alice Novak, Recanto do Sol, Residencial Avelino Lima Barros, Serra Dourada, Altos da Serra, Dr. Fábio, CPA IV, Residenciais Stª Terezinha, Salvador Costa Marques, e Jardim Vitória. 

Reformas 

O prefeito Francisco Galindo autorizou reformas em 74 unidades de ensino da capital. Na primeira etapa, que se inicia neste mês, 31 escolas e cinco creches passarão por intervenções, totalizando um investimento de R$5.631.927,25, que serão destinados a reparos gerais, melhorando a infraestrutura oferecida aos educadores e às crianças, o que facilita o trabalho e o desenvolvimento das atividades dentro das unidades.