Educação /

15 de Abril de 2013 17h01

Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público realizam parceria para combater o trabalho infantil

15/04/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e o Ministério Público do Trabalho assinaram nesta segunda-feira (15) um acordo de cooperação técnica para a implementação do “Projeto MPT na Escola”.

A iniciativa tem como objetivo a conscientização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, além de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, visando ampliar as políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente. O projeto será realizado em 29 unidades de ensino do município que ofertam o 3º Ciclo do Ensino Fundamental.

Entre as ações previstas estão a realização de oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais da educação sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente e erradicação do trabalho infantil. “Esses profissionais serão multiplicadores que envolverão a escola, a sala de aula e toda a comunidade”, explicou a procuradora do Trabalho, Marcela Monteiro Dória.

Segundo ela, ainda é necessário intensificar a sensibilização da sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil, que muitas vezes é tolerado nas esferas sociais. “Ainda temos que mostrar à sociedade que o trabalho deve ser realizado no tempo certo. A criança deve estudar e brincar. O adolescente pode até se profissionalizar, mas de maneira protegida, e só trabalhar de forma plena na fase adulta”.

Na avaliação do secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, os professores do município contribuirão no combate ao trabalho infantil ao integrarem tema ao currículo. “Para que essas ações sejam efetivadas, é necessária a sensibilização de coordenadores, professores e da família, protegendo a criança para que ela possa dedicar a maior parte do seu tempo da sua infância à educação, afirmou”