/

18 de Outubro de 2013 10h33

Secretaria expõe prestação de serviços à comunidade da região do Osmar Cabral

18/10/2013

Rosane Brandão

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, e sua equipe técnica participaram na última quarta-feira (16) de mais uma etapa do Mutirão da Justiça Comunitária no bairro Osmar Cabral. O mutirão, realizado na Escola Municipal Ana Luiza Prado Bastos, reuniu comunidades, entre eles gestores de escolas e creches e líderes comunitários, de 11 bairros da região.

Na oportunidade, a Secretaria de Educação apresentou aos presentes os serviços prestados e os projetos futuros para o setor de educação nos bairros Osmar Cabral, Jardim Fortaleza, Santa Laura, Aricá, Novo Milênio, Brasil 21, Liberdade, Vila Nova, Salvador Costa Marques, São João Del Rey e Belita Costa Marques.

Conforme informou o secretário, na região existem 10 unidades de ensino da rede municipal, sendo três creches, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e seis escolas. As 10 unidades atendem juntas um total de 3.794 alunos.

O secretário lembrou que o município de Cuiabá está pleiteando com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recursos para reformas de todas as escolas municipais, não só dessa região, mas de todas as outras, e também para a construção de novas creches. Os recursos estão sendo pleiteados no Plano de Ações Articuladas (PAR).

O secretário informou que na região já está em andamento a construção de um CMEI com capacidade para atender 240 crianças em tempo integral.

A Secretaria também está aguardando a liberação do MEC para cadastrar no PAR os projetos de construção para mais dois CMEIs na região.

O projeto de três escolas já foi cadastrado no PAR e dois deles estão em diligência (programado). “Isso significa que o MEC já está analisando o projeto para uma possível autorização de liberação dos recursos. Estamos na torcida para que o nosso projeto seja contemplado”, disse o secretário.

A secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, fez uma explanação da receita e despesa com cada unidade de ensino dos 11 bairros. Apresentou também as características físicas de cada uma delas, falou da proficiência dos alunos em matemática e português, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Os recursos financeiros destinados para cada escola e investimento em projetos, como o Mais Educação e Escola Aberta, também foram destacados.

Após a apresentação dos serviços, os representantes das unidades de ensino e dos bairros fizeram seus questionamentos e apontamentos em relação as suas respectivas escolas e creches.

Ficou acordado entre os participantes que na próxima quarta-feira (23), às 19h, uma nova reunião será realizada com a comunidade na mesma escola.

O Mutirão da Justiça Comunitária é promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e tem como objetivo aproximar a comunidade do poder público, buscando atender as necessidades dos moradores.

A coordenadora da Justiça Comunitária em Cuiabá, juíza Gleide Bispo Santos, conduziu o evento, que também contou com a presença dos vereadores Valter Arruda e Oseas Machado; além de representantes do Conselho Escolar Comunitário (CEC); da União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam); das associações de bairros; e gestores das escolas da entorno do Osmar Cabral.

As unidades de ensino da rede municipal na região do Osmar Cabral são: Creche Lais Soares Martins, bairro Novo Milênio; Creche Maria Nery Batista Ribeiro, Osmar Cabral; Creche Jamil Boutros Nadaf, Santa Laura; Centro Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, bairro Liberdade; escola Ana Luíza Prado Bastos, Osmar Cabral; Constança Figueiredo Palma Bem Bem, bairro jardim Fortaleza; Liberdade, bairro Liberdade; Maria Elazir Corrêa de Figueiredo, no São João Del Rey; Maximiano Arcanjo da Cruz, Santa Laura; Osmar José do Carmo Cabral, bairro Osmar Cabral.