/

22 de Janeiro de 2013 15h17

Secretaria de Educação promove Semana Pedagógica para sete mil educadores

22/01/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

A Secretaria de Educação de Cuiabá promove entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro, a “Semana Pedagógica 2013”. O evento tem o objetivo de planejar as atividades para o início do ano letivo de 2013 e garantir a melhoria da qualidade do ensino, além de proporcionar momentos de estudos, reflexões e estratégias para prática pedagógica das escolas e creches da Capital.

A programação desse período será implementada em três momentos. O primeiro, nos dias 24, 25 e 29 de janeiro, será destinado à formação dos gestores das unidades de ensino e envolverá a explicitação dos princípios, objetivos e metas prioritárias da gestão pedagógica e administrativa da rede municipal de ensino para o ano de 2013. Na ocasião, também será divulgado resultado da última avaliação de gestores e apresentado o novo modelo avaliativo do desempenho de profissionais da educação de escolas, creches e CMEIs, bem como feita análise dos resultados de 2012 e o planejamento para o ano letivo de 2013.

Nessa fase, os encontros ocorrerão nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs), localizadas na Avenida Rubens de Mendonça.

A segunda etapa será realizada nas escolas e creches e envolverá todos os profissionais da educação, sendo coordenada pelas equipes gestoras das respectivas unidades, de 28 a 31/01 e de 31/01 a 01/02.

A aula inaugural do ano letivo de 2013 será realizada no dia 4 de fevereiro, às 8h e às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento contará com a presença do prefeito Mauro Mendes, do secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, e dos cerca de sete mil trabalhadores da educação do município, e oficializará o encerramento da Semana Pedagógica.

No período matutino participarão do evento os profissionais das escolas. Na oportunidade, será realizada uma Mesa Redonda com representantes da Fundação Carlos Chagas e UNESCO, que abordará a Avaliação Institucional das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá.

À tarde, será a vez dos trabalhadores das creches e Centros de Educação Infantil (CEMEIs) conhecerem as metas prioritárias da educação para as ações do Executivo,  apresentadas pelos gestores municipais. Os educadores ainda participarão da palestra “Perspectivas do Cuidar e Educar na Educação Infantil”, proferida pela assessora pedagógica do Proinfância/MEC, Profª Dra Taciana Sambrano.

O início das aulas nas unidades de ensino da rede será no dia 5 de fevereiro.