Educação /

15 de Fevereiro de 2012 14h20

Secretaria de Educação mobiliza 40 mil alunos contra a dengue

15/02/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME - 3645-6578


Quarenta mil alunos e 80 mil famílias mobilizados contra a dengue.
Essa é a meta da terceira edição do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor”, lançado hoje (14-02) pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público.

Implementado em 2010, o programa oferece a estudantes do município, de cinco a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da própria residência do aluno.

 

O projeto é divido em duas fases. Na primeira os estudantes visitarão residências e sensibilizarão os moradores para o combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A outra etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

 

Na cerimônia de lançamento do projeto, que contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das 94 escolas do município, o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, agradeceu aos parceiros do programa e destacou a importância da mobilização nas unidades de ensino para o controle da dengue na capital. “Sabemos da capacidade de sensibilização das nossas crianças e, por isso, são agentes de transformação, levando consciência não só para a família, mas também para os seus vizinhos”. 

Permínio também agradeceu o trabalho desenvolvido pelas escolas nos anos anteriores no combate ao mosquito da dengue. “Vocês, coordenadores e diretores, são nossos parceiros e abraçam nossos projetos sempre que convocados. Por meio de todas essas ações, acredito que teremos um ambiente muito melhor para vivermos”.

 

Na avaliação da coordenadora de Programas e Projetos da SME, Elizany Rosa, o envolvimento da escola é fundamental para alcançar resultados positivos no programa, pois a escola mantém um vínculo importante com os alunos e com a família. “O sucesso do agente mirim está nas mãos de vocês”.

 

O diretor de Vigilância, Saúde e Meio Ambiente de Cuiabá, Benedito Oscar Campos, também presente ao evento, afirmou que apenas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde não resolverão os problemas relacionados à doença. “O trabalho realizado pela educação é muito importante no combate à proliferação do mosquito, pois vocês educam nossas crianças, nosso futuro. Temos que levar a consciência que, combater o mosquito por meio da limpeza dos quintais e extinção dos criadouros do Aedes Aegypti, é responsabilidade de todos nós”, concluiu.

 

“A criação de uma cultura cidadã de ordem e limpeza do meio ambiente é que reverterá os altos índices da dengue em Cuiabá”, afirmou o promotor Alexandre Guedes ao se referir ao trabalho conjunto proposto pelo projeto.

 

Guedes ainda colocou o Ministério Público à disposição da população para informações sobre espaços que representam riscos de disseminação do mosquito e de pessoas resistentes às normas de higiene no combate à doença. “Façam esse contato com a Secretaria de Educação, que nos comunicará o fato para tomarmos as devidas providências. Somos parceiros nessa luta”.

 

No ano passado, o Agente Mirim Contra a Dengue mobilizou 12 mil alunos e 25 mil residências na capital. Os estudantes premiados receberam bicicletas e vídeo games e, os proprietários dos imóveis, eletrodomésticos.

O evento será realizado no Auditório Maestro China, sede da Secretaria Municipal de Educação.