Educação /

02 de Fevereiro de 2012 16h45

Secretaria de Educação empossa mais 260 concursados

02/02/2012

Giovania Teixeira Duarte-SME-3645-6578

Mais 260 candidatos aprovados e classificados no concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), em 2010, foram nomeados em 9 de janeiro de 2012. Eles têm 30 dias, a partir da data de nomeação,  para tomarem posse nas 139 unidades da rede de ensino municipal.  

Foram chamados nesta etapa 197 Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), 50 professores com Licenciatura em Pedagogia e 13 Técnicos em Administração Escolar (TAE). Para tomarem posse, os candidatos devem apresentar os documentos e exames de saúde solicitados e se submeterem ao teste admissional.  

Segundo a diretora de gestão de pessoas da SME, Dilma Alves da Silva, o concurso promove estabilidade no quadro de pessoal nas escolas e creches do município. “Isso repercute na qualidade de ensino ofertado porque a Secretaria possui uma política de qualificação profissional. A oscilação de professores e funcionários acaba provocando uma descontinuidade na formação desses profissionais. O concurso sana esse problema”.  

A diretora também destacou a organização do concurso, conduzido de maneira não que provocasse desgaste aos novos servidores. “O exame admissional, por exemplo, foi realizado com data e hora agendadas por telefone. Procuramos oferecer um atendimento digno e respeitoso, como deve ser”.  

Estabilidade  

Para a nova concursada, Joana de Oliveira Barbosa Mucham, 49 anos, a aprovação para o cargo TDI no município é uma realização pessoal. “Sempre quis fazer faculdade para poder desenvolver um trabalho melhor, principalmente nessa nova concepção do trabalho da creche, que é o do cuidar e do educar. A estabilidade do concurso fará com que eu cresça ainda mais profissionalmente”, afirmou.  

A opinião é compartilhada pela também recém-funcionária do município de Cuiabá, Edna Ramalho de Figueiredo, 48 anos, que foi servidora contratada do município do estado por 17 anos. “Estou muito contente por conseguir, e vou rabalhar sem pensar que o meu contrato vai vencer no final do ano. Tenho a expectativa de ser valorizada profissionalmente, pois sei que a secretaria de educação promove muitos cursos de formação para os funcionários”.  

O concurso público para 1.278 vagas na SME de Cuiabá (SME), com mais de 31 mil candidatos inscritos, foi realizado em 07/03/2011 para os cargos de Técnico em Administração Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico em Nutrição Escolar (Merendeira), Técnico em Manutenção e Infraestrutura: Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico em Manutenção e Infraestrutura: Vigilante, e professor - Licenciaturas em Educação Física, Pedagogia e Artes Habilitação em Música.