Educação /

03 de Abril de 2012 10h50

Secretaria de Educação de Cuiabá recebe exposição de trabalhos realizados por detentos

03/04/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

A Secretaria de Educação de Cuiabá realiza nesta terça-feira (03/04) uma mostra com trabalhos artesanais feitos por detentos da capital. A iniciativa faz parte do projeto “Educando para a Liberdade”, uma parceria do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo estadual, desde 2006.

O projeto envolve cinco turmas do Centro de Ressocialização de Cuiabá, quatro turmas do presídio Pascoal Ramos, e uma turma do presídio feminino Ana Maria do Couto. Cada turma conta com aproximadamente 15 alunos.

O objetivo, além de fazer com que estes detentos tenham contato com trabalhos educativos, é possibilitar a redução da pena. Ou seja, à medida que aprendem e se dedicam ao estudo, eles têm como incentivo passar menos dias em reclusão. As aulas são realizadas quatro vezes por semana, e três delas equivalem a menos um dia de pena.

Os professores pedagogos do projeto ministram aulas em todas as áreas do ensino básico. Na aula de artes, por exemplo, eles produzem artesanatos, utilizando técnicas como crochê, costura, pintura, entre outros.

Os trabalhos estarão expostos durante toda esta terça-feira (03/04), em frente ao auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação (SME).