/

03 de Maio de 2012 16h07

Secretaria de Educação de Cuiabá participa do "I Seminário Matogrossense sobre Drogas"

03/05/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


A abertura do “I Seminário Mato-grossense sobre drogas, internações de dependentes químicos e soluções político sociais” contou com a apresentação do documentário “Se essa Rua fosse Minha”, produzido pelo grupo de teatro “Cena Onze” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 50 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino participaram da gravação do vídeo, que teve como cenário o Beco do Candieiro. Além do documentário, foi feita a apresentação dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Elza Luiza Esteves, que cantaram “Maria de Gounoud”.

Esta iniciativa vem somar forças à importância de mostrar e trabalhar com as crianças e adolescentes todas as consequências que o uso de drogas acarreta à vida do usuário.  Os assessores pedagógicos Andréia dos Santos, Carmem Siqueira Leite, Ésio Siqueira Leite, Dilma Conceição de Camargo, e Ugolina Cezária de Souza, da secretaria estão participando da ocasião para agregarem novos conhecimentos ao trabalho realizado nas escolas de Cuiabá.

Um dos principais projetos da pasta é o programa de Escola de Tempo Integral (Educa Mais), que oportuniza o acesso dos alunos da rede municipal a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso ao que estudam. Isso possibilita ao aluno uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia, evitando que o mesmo fique nas ruas o resto do dia e, ao mesmo tempo, proporcionando atividades que auxiliam na boa formação de crianças e adolescentes.

O Educa Mais está presente em 62 escolas da rede municipal, mas a partir do segundo semestre, 80 das 94 escolas contarão com o programa.