/

14 de Agosto de 2012 11h30

Secretaria de Educação apoia projeto sócioeducativo sobre o carnaval 2013

14/08/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


O carnaval de 2013, no Rio de Janeiro, terá um pedacinho da cultura mato-grossense, representada por meio da escola de samba Estação Primeira de Mangueira que, em maio deste ano, firmou o compromisso com a Prefeitura de Cuiabá. O evento terá peso significativo na divulgação da cidade, bem como os pontos turísticos e culturais da capital.
 

Já que Cuiabá estará presente no maior espetáculo da Terra, que é o carnaval carioca, e terá sua beleza revelada para o mundo, surge agora o projeto “Digoreste Verde e Rosa”, que tem como principal finalidade trazer a cultura cuiabana para os próprios cuiabanos, envolvendo crianças, jovens e idosos, que poderão participar de oficinas gratuitas de bateria, mestre-sala e porta bandeira, enredo, e samba no pé. Ou seja, trazer estas atividades carnavalescas, com a temática cuiabana, para dentro da própria cidade. 

Na última sexta-feira (10-08), o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, se reuniu com o secretário municipal de Cultura, Luiz Poção, a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tânia Matos, com a secretária adjunta de Turismo, Rosemary Mendes, bem como um dos idealizadores do projeto, Marcos Roza, entre outros envolvidos neste trabalho, para entender a proposta desta iniciativa e de que forma ela poderá contribuir para o conhecimento e educação cultural da população cuiabana. 

“Esse projeto sócioeducativo irá fazer com que as pessoas daqui conheçam o desfile, não só via televisão, mas poderão vivenciar, através disso, a história da cidade, como funciona o toque da bateria, como é o girar de um mestre-sala e de uma porta bandeira, qual a identidade, a tradição do carnaval, como respira a emoção de um grupo de baianas, e como se constrói o enredo de uma escola de samba”, explica Roza, que é, também, pesquisador de enredo da Mangueira. 

O trabalho conta com a parceria das Secretarias de Educação, Assistência Social, Trabalho, Turismo, Juventude e Cultura, e terá início em setembro. As oficinas serão realizadas nas quatro regiões de Cuiabá, e em cada pólo será montado um espaço físico para atender as pessoas interessadas. A idade mínima para participar é 11 anos. Roza destaca que este encontro de pessoas de diferentes regiões e idades proporciona a troca de experiências. “Nós queremos que as linguagens se misturem, que pessoas de todas as idades se encontrem em uma única oficina, aprendendo uns com os outros”. 

As oficinas serão gratuitas e realizadas duas vezes na semana, no período noturno, e aos sábados. A estimativa é de que cerca de 800 pessoas participem do projeto, que terá três meses de duração. Ao final das atividades, será organizada uma apresentação com os envolvidos, além da criação de grandes painéis que expressem os sentimentos dos alunos diante do que aprenderam nas oficinas.