/

21 de Setembro de 2011 17h08

Secretaria de Educação aplica simulado da Prova Brasil

21/09/2011

Waldemir Félix/Assessoria

A Secretaria de Educação de Cuiabá aplicou, em 50 escolas da rede municipal de ensino, o primeiro exame simulado visando a preparação dos alunos do 5º e 9º ano para a Prova Brasil, que acontecerá entre os dias 7 e 18 de novembro. O simulado faz parte de uma campanha elaborada pela SME, denominada Força-Tarefa da Educação, com a proposta de promover um clima de tranquilidade e otimismo no ambiente escolar e melhorar a posição de Cuiabá no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Participaram do simulado três mil alunos, que passarão em novembro pela avaliação da Prova Brasil. Nos testes aplicados, os estudantes responderam a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. O resultado da avaliação será concluído na próxima terça-feira.

A secretária-adjunta de Educação, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, acompanhou a aplicação do simulado e disse esperar um bom desempenho dos alunos. Esse fato, segundo a secretária-adjunta, é indicado pela tranquilidade demonstrada pelos alunos na aplicação das provas. O simulado tem exatamente a finalidade de preparar os estudantes, promover a auto estima e, consequentemente, garantir um bom desempenho na Prova Brasil.

Cilene Maria Lima Antunes Maciel constatou motivação não somente nos estudantes, como nos professores, equipe gestora e até nos pais de alunos que estão engajados na campanha da SME, que visa buscar a melhoria da qualidade do ensino.

Um segundo simulado está programado para o dia 20 de outubro, seguindo um calendário definido pela força-tarefa da educação.

A Prova Brasil, juntamente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Mais informações:
(65) 3645-6578