/

29 de Outubro de 2012 09h46

Região Nordeste é tema de concurso de poesia na rede de ensino de Cuiabá

29/10/2012

Giovania Duarte - SME Cuiabá (65) 3645-6578


Com o tema “Diversidade Cultural da Região Nordeste”, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realizou na última sexta-feira (26-10), no Teatro Maestro China, o III Concurso de Poesias de alunos do Programa Escola de Tempo Integral.

Organizado pela Coordenadoria de Programas e Projetos, o evento é umas das ações do eixo ‘letramento’ do Educa Mais, que trabalha a leitura e a escrita de forma contextualizada, promovendo a reflexão, o ensino e a aprendizagem dos aspectos sociais da língua. Dentro dessa proposta, o projeto envolve a literatura, a música o cinema e o teatro.

A primeira etapa do concurso foi em abril deste ano com a realização de oficinas de produção de texto, com o gênero poesia, que e subsidiaram os monitores e professores em relação ao tema proposto para trabalharam com os alunos.

Entre os poemas produzidos pelos alunos, dez foram selecionados para a final nas modalidades séries iniciais e séries finais do Ensino Fundamental. Cada autor declamou seu texto, quando foi observado sua interpretação e o figurino usado na apresentação.

Na abertura do evento o secretário municipal de educação, Silvio Fidélis, parabenizou os educadores e alunos pela organização do concurso e destacou a importância do envolvimento dos estudantes em atividades que agucem a criatividade e o gosto pela leitura e escrita. “Todo esse esforço vale muito a pena quando vemos o resultado desse estímulo ao criar, escrever e simbolizar o mundo por meio da poesia. Que possamos sair daqui hoje com um sorriso no rosto”.

Na oportunidade, o secretário lembrou ainda dos investimentos que têm sido feitos na capital para a melhoria da qualidade do ensino ofertado. “Temos melhorado a infraestrutura das escolas com a reforma e construção de novas unidades, aquisição de tablets para os alunos utilizarem em sala de aula, lousas digitais, além da climatização de todas as unidades de ensino da rede”, informou.

Uma das integrantes da comissão julgadora que analisou as produções, Tatyane Silva, explicou que foram observados critérios como criatividade, originalidade, coerência e respeito ao tema. “A cada ano percebemos que as produções melhoram. Houve escolas que conseguiram mostrar uma qualidade impressionante nos textos. Esperamos que o próximo ano seja ainda melhor”.

A diretora de ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, afirmou que a leitura e a escrita é o foco da escola e que o Educa Mais tem realizado um trabalho primoroso nesse sentido. “Esse concurso incentiva a pesquisa e possibilita ao aluno colocar suas emoções no papel, por meio da poesia. É trabalho grandioso que envolve toda a escola”.

Também participaram do evento a secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, o diretor de Gestão educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, a coordenadora de Programas e Projetos, Elizany Rosa, além de assessores pedagógicos da Secretaria.

 

Confira os ganhadores do concurso:


Séries Iniciais do Ensino Fundamental:

1º Lugar: George Henrique Rodrigues – Escola Municipal José da Silva Torquato

2º Lugar: Polliana Mendes da Silva - Escola Municipal Henrique da Silva Prado

3º Lugar: Ana Paula de Arruda - Escola Municipal José da Silva Torquato


Séries Finais do Ensino Fundamental:

1º Lugar: Dalma Leila Anicezio - Escola Municipal Madre Martha Cerutti

2º Lugar: Vanessa Cristina Wener - Escola Municipal Darcy Ribeiro

3º Lugar: Fernanda Gabrielly Morais - Escola Municipal Jesus Criança