Educação /

16 de Junho de 2011 11h30

Rede municipal integra o projeto Amigos da Escola

16/06/2011

Waldemir Félix - Assessoria-SME

As unidades da rede municipal de ensino de Cuiabá passarão a integrar o Projeto Amigos da Escola desenvolvido pela Rede Globo de Televisão. A parceria foi firmada em evento realizado na Capital, organizado pela Rede Globo, tendo como parceiros o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Instituto Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O projeto possibilita atividades gratuitas voltadas à sociedade com colaboração de membros externos na escola. Além de receber periodicamente materiais de apoio à organização e realização de atividades de voluntariado, informações sobre iniciativas de sucesso em todo o país e publicações temáticas, as instituição de ensino cadastradas no Amigos da Escola irão constar da relação de escolas interessadas em contar com voluntários externos.

Em Cuiabá, a coordenadora nacional do Amigos da Escola, Vanise Martines explicou aos diretores das unidades de ensino que o objetivo é deixar um legado, fomentando nas pessoas o desenvolvimento de práticas voltadas para educação. “Nosso projeto evoluiu, nossas parcerias cresceram. A educação é um agente de transformação", afirma Denise Martines. Segundo a coordenadora nacional do Amigos da Escola as boas práticas desenvolvidas no ambiente escolar integrarão a programação das retransmissoras da Globo pois, como ressaltou, a tevê é um grande veículo de comunicação de massa e serve a esse propósito.

O secretário municipal de Educação, Perminio Pinto Filho, que também é diretor de Formação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), ressaltou que a parceria será fundamental para se alcançar um dos maiores objetivos, que é sempre melhorar a qualidade do ensino. Perminio chamou atenção para a importância da participação da comunidade no projeto e ainda o alcance que terá com uma divulgação mais ampla das atividades, através da Rede Globo de Televisão, que tem a TV Centro América como afiliada em Cuiabá.

Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) em 1999, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto de comunicação é implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários.

Mais informações:
(65) 3645-6578