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16 de Setembro de 2010 12h35

Qualidade do ensino na capital será avaliada durante três anos

16/09/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Nos próximos três anos, a rede municipal de educação de Cuiabá passará por uma avaliação que envolverá a gestão pedagógica e administrativa das unidades de ensino com o objetivo de contribuir para aumentar, até 2013, o desempenho escolar da rede municipal de ensino, atingindo pelo menos o patamar de 5,5 do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB).

O programa foi lançado hoje (16-09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), durante a realização do “I Fórum sobre Avaliação Institucional das Escolas da Rede Municipal de Educação de Cuiabá”.

O projeto será realizado por meio de cooperação técnica entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a SME e terá vigência de 36 meses.

Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, que no ato também representou o prefeito Chico Galindo, afirmou que a prioridade da atual gestão é continuar a implantação das políticas educacionais iniciadas em 2007. “A avaliação da rede é mais um passo na melhoria da qualidade do ensino que está sendo promovida na capital”, afirmou.

Na oportunidade, o secretário também leu uma mensagem do prefeito direcionada aos trabalhadores do ensino em que o chefe do executivo municipal reafirma o compromisso com a educação do município e a importância da avaliação para ampliar a qualidade da aprendizagem ofertada à sociedade cuiabana. Segundo Chico Galindo, a melhoria do ensino na capital deve-se a um conjunto de fatores, como a formação profissional, a política salarial e o empenho dos servidores que atuam na área.

De acordo com a secretária adjunta de educação da capital, Julieta Ribeiro Domingues, o processo avaliativo deflagrado hoje teve início em 2007, quando a SME editou uma cartilha com as políticas educacionais que passaram a se implementadas no município. “A partir daí, também passamos a discutir a avaliação da aprendizagem dos alunos da rede para acompanhar as metas estabelecidas por cada unidade escolar e etapa de ensino”, explica.

Em 2008, a SME definiu concepção de avaliação e passou a construir um plano em dois grandes eixos. O primeiro incide sobre a aprendizagem e, o segundo, sobre a qualidade da gestão nas escolas.

“A SME tomou o cuidado de buscar uma entidade que tenha expertise nesse trabalho e aí se definiu a pareceria com a UNESCO, que desencadeará todo esse processo avaliativo na rede, pautado nos indicadores que temos. Dessa forma, aquilo que a avaliação for sinalizando, a SME e as escolas farão as intervenções em tempo real e desejado”, afirmou Julieta Domingues, ao se referir à parceria com entidade.

Durante o evento, a coordenadora do Instituto Internacional de Planejamento Educacional – IIPE/UNESCO Argentina, Laura Fumagalli proferiu a palestra sobre “A avaliação institucional das escolas públicas e a melhoria da qualidade da educação”.

Em sua apresentação, a coordenadora falou sobre a origem da avaliação institucional e afirmou que os sistemas diagnósticos vigentes fazem apenas um recorte da realidade educacional, apontando como está o ensino, mas não revelam quais os fatores que promovem essa condição. “Se quisermos melhorar, esse sistema é insuficiente. Para se realizar uma avaliação institucional eficaz é preciso considerar cada contexto escolar”.

Na percepção do coordenador do setor de educação da UNESCO, Paolo Fontani, a avaliação proposta pela SME vai ao centro do sistema educativo e o aprimora, pois se apropria dos dados revelados por ela para intervir na realidade. “Isso é fundamental para que a educação brasileira atinja o patamar da educação que desejamos”, analisou.

Fontani e o líder de Avaliação da SME, Prof. Dr. Aristides Januario da Costa Neto, apresentaram os objetivos do Projeto de Cooperação e as estratégias de implementação.

Ao longo da cooperação técnica, será possível a SME receber subsídios técnicos para desenvolvimento de um sistema de avaliação institucional e educacional das escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá, que contribuirão para o aprimoramento da gestão administrativa e pedagógica das escolas e, conseqüentemente, na melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578