Educação /

04 de Outubro de 2013 17h03

Projetos de escolas municipais foram selecionados para a Conferência do Meio Ambiente

04/10/2013

Rosane Brandão ? 3645-6578

Alunos de oito escolas da rede municipal de Cuiabá tiveram seus projetos selecionados para participar da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, no Pantanal Mato Grosso Hotel, em Poconé.

Foram selecionados os projetos das escolas municipais Senhorinha Ana Alves de Oliveira, Orlando Nigro, Agostinho Simplício de Figueiredo, Elza Luiza Esteves, Gracildes Dantas de Melo, Liberdade, José Luiz Borges Garcia, Marechal Cândido Rondon. Cada escola participará da conferência com um delegado.

A Conferência vai reunir os delegados de escolas de todo o estado para apresentar e debater as propostas de seus respectivos projetos. Serão selecionados os projetos considerados mais relevantes.

Na oportunidade, também serão eleitos os delegados que formarão a delegação que representará Mato Grosso no processo da Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília entre os dias 23 e 28 de novembro.

Na última quinta-feira (03), os alunos Kimberly Cerila da Silva (delegada) e Herick Anderson Alves (suplente), de 12 e 11 anos, visitaram a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk para falar do projeto e da participação deles na conferência estadual. Eles representam a escola Senhorinha Ana Alves de Oliveira, do bairro jardim Vitória.

“A participação desses alunos na conferência é um exemplo de cidadania. É raro ver crianças e adolescentes engajados e participando de forma efetiva em causas como essa. Mas quando isso acontece precisamos dar total apoio”, disse a secretária-adjunta.

Com o “Projeto Com Vida”, a escola Senhorinha Ana Alves defende a arborização dos espaços ociosos existentes na unidade escolar, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

A proposta do projeto, segundo Kimberly Cerila, será arborizar toda a escola, proporcionando um espaço mais agradável para recreação dos alunos. “Nossa escola tem poucas árvores e não temos sombras. Mas a nossa intenção é encher de árvores por todo o pátio”.

Herick Anderson Alves também está ansioso para pôr em prática o projeto. “Queremos uma escola arborizada, mas não é só isso. É preciso ter outros cuidados com o planeta, como não jogar lixo na rua, não desmatar e não queimar”.

Segundo a diretora da escola, Nilce Ferreira, os dois alunos serão multiplicadores na escola, disseminando para os outros alunos o que aprenderam na conferência.

As crianças também recebem total apoio dos pais. Luciane Maria Cerila, mãe de Kimberly, diz que sente muito orgulho da filha e espera que ela vá longe com seus ideais. “Tudo isso ela conquistou por mérito. Minha filha é muito estudiosa, dedicada e participativa. É um orgulho para a família”.

A abertura da conferência está marcada para as 14h e contará com a presença de autoridades estaduais e municipais ligadas à educação e ao meio ambiente.