/

27 de Dezembro de 2013 15h20

Projetos de escolas municipais foram destaques no cenário nacional em 2013

27/12/2013

Rosane Brandão

Ao longo do ano de 2013 várias escolas da rede municipal de Cuiabá se destacaram no cenário nacional, divulgando para o Brasil seus projetos bem sucedidos. Boa parte desses projetos foi realizada por meio do programa Mais Educação, que é oferecido em todas as escolas municipais, beneficiando pelo menos 16 mil alunos.

Entre as escolas que mais se destacaram está a Ranulpho Paes de Barros, com a banda marcial, coordenada pelo maestro Francisval Costa.

A banda de Cuiabá participou do VI Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, realizada em São Luiz (MA), e trouxe para Mato Grosso os prêmios de primeiro lugar nas categorias Regente e Balizador, segundo lugar no Corpo Coreográfico e terceiro lugar nas categorias Corpo Musical e Regência Mor. 

O campeonato reuniu bandas e fanfarras dos estados da Paraíba, Pernambuco, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Piauí, Bahia, Roraima, Rio Grande do Norte e Rondônia.

A escola Joana Dark da Silva também se destacou nacionalmente com seu projeto Horta Sustentável e a Gastronomia. A unidade escolar foi selecionada como finalista da 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), representando a região Centro-Oeste na categoria Educação Integral e Integrada.

O projeto, que concorreu com outros 3.220 trabalhos de escolas públicas de todo o país, foi inscrito pelo professor Watson Pereira Rezende, articulador do Programa Mais Educação. Ele foi premiado com R$ 5 mil e a escola recebeu troféu e placa comemorativa.

O mesmo projeto também foi destaque em uma reportagem exibida pelo Canal Saúde na Estrada, da Fiocruz. A reportagem pode ser vista aqui:

Também por meio do Programa Mais Educação, as escolas Doutor Fábio Firmino Leite e Octayde Jorge da Silva fizeram um excelente trabalho no esporte, ajudando seus alunos a conquistarem importantes medalhas no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, realizado em Porto Alegre (RS).

A participação de oito alunos no campeonato resultou em cinco medalhas para Mato Grosso, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze.

As alunas Mykaelle Martins da Silva, 9 anos, Crislayne Mendes da Silva, 10 anos, representaram a escola Doutor Fábio no campeonato e conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente.

A escola Octayde Jorge da Silva conquistou três medalhas no campeonato. Os alunos Eduardo Gabriel Ferreira, 12 anos, e Thais Gonçalves, 14 anos, ficaram com o segundo lugar na categoria masculino 11 e 12 anos e feminino 13 e 14 anos, respectivamente. O terceiro lugar da categoria 9 e 10 anos ficou com a aluna Talita Arruda, de 9 anos.

A professora de artes marciais da escola Octayde Jorge, sensei Adenair de Moraes Santos, também competiu no campeonato e conquistou a medalha de ouro na categoria 46 a 51 anos.

Outra escola que também teve destaque foi a Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. As atividades extraclasses desenvolvidas por meio do Programa Mais Educação foi tema de reportagem do programa Globo Educação, exibido pela rede Globo.

Veja a reportagem aqui

Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o destaque dessas escolas no cenário nacional é a demonstração do excelente trabalho realizado pelos professores e suas equipes gestoras. “São profissionais dedicados que não medem esforços para colocar a educação de Cuiabá entre os melhores do país”.

Concurso de Cartazes - Outra escola que também fez bonito no cenário nacional foi a Tereza Lobo, do bairro Dom Aquino. A aluna Julia Aparecida Moraes de Arruda, 8 anos, foi a vencedora do 14º Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça. Ela ficou em primeiro lugar na categoria 3° ano da região Centro-Oeste.

Com o tema “A Educação na Prevenção no Uso de Drogas”, o concurso premiou estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas de todo o país. A aluna, que teve a orientação da professora de Artes Greice Meyre Félix Cunha, foi premiada com R$ 2 mil.

Conferência do Meio Ambiente - O projeto da aluna Vitória Lissa de Oliveira, 13 anos, da escola municipal de educação básica José Luiz de Borges Garcia, foi um dos quatro selecionados para representar Mato Grosso na Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema Biosabão, o projeto defende o reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão. 

A aluna Kenny Ohana Tamarossi, 13 anos, da escola de educação básica Liberdade, também representou o estado como delegada. A Conferência Nacional de Meio Ambiente ocorreu em Luziânia (GO).

Parlamento Mirim - as escolas da rede municipal também foram representadas nacionalmente pelas alunas Vitória Beatriz Ribeiro e Maria Beatriz Macedo de Barros, das escolas Ulisses Silveira Guimarães e Lenine de Campos Póvoas. Por meio do Projeto Parlamento Mirim, as duas alunas foram a Brasília conhecer de perto os trabalhos dos deputados federais e senadores no Congresso Nacional.

Vitória Beatriz e Maria Beatriz, ambas com 13 anos, estão matriculadas no 8° e 7° ano do ensino fundamental, bairro Jardim União, respectivamente. O projeto Parlamento Mirim foi criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e seleciona 22 alunos para serem deputados mirins por um ano.

Soletrando – a aluna Mayara Daniela de Arruda Silva, 12 anos, da Escola Municipal de Educação Básica Lenine de Campos Póvoas, foi a representante de Mato Grosso no quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Na seletiva do estado Mayara concorreu com outras três crianças, que representaram escolas dos municípios de Barra do Garças, Vera e Denise.

Para conquistar uma vaga na final, a aluna da escola Lenine de Campos, do bairro Jardim União, região da periferia de Cuiabá, contou com a ajuda da professora de Língua Portuguesa, Tadeusa Margarida de Melo.