/

06 de Julho de 2012 15h26

Projeto Música na Praça encanta os cuiabanos na praça Alencastro

06/07/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


A coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME) promove pela primeira vez o projeto “Música na Praça”, que tem como finalidade mostrar à sociedade cuiabana apresentações de banda e fanfarra, e canto coral das escolas que contam com o programa de educação em tempo integral – o Educa Mais.

 

Nesta sexta-feira (06/07), os alunos das escolas municipais de educação básica (EMEB’s) Elza Luiza Esteves, Celina Fialho, Tancredo de Almeida Neves e Esmeralda de Campos Fontes se apresentaram na praça Alencastro, no centro da capital, encantando e chamando a atenção da população que passa por ali.

 

“É comprovado que a música é uma terapia. Ela acalma e faz com que as pessoas possam usar seus sentimentos, seja tocando ou cantando, e isso promove o bem estar. E é assim que nós queremos oferecer as nossas crianças: momentos de descontração e, consequentemente, facilitar a concentração dentro da sala de aula”, observa a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel.

 

Esta oportunidade tem também como objetivo valorizar o trabalho dos profissionais da educação e dos voluntários, que dedicam seu tempo e conhecimento aos alunos, para ensinar e contribuir com o que sabem.

 

Para o articulador do Educa Mais da EMEB Elza Luiza Esteves, Fábio Amorosino, a música, bem como todas as outras atividades desenvolvidas pelo programa, ajudam as crianças melhorarem o seu rendimento em sala de aula. “A criança fica mais calma na sala de aula e em casa, e ficam mais atentas também. Eles conseguem assimilar o que o professor diz com mais facilidade quando tem essa chance de participarem de outras atividades, seja no esporte, na música, ou em qualquer outra. Todas contribuem de forma muito positiva”.

 

O “Música na Praça” foi preparado ao longo do ano pela equipe de Programas e Projetos, que julgou necessário ter um dia voltado somente para as apresentações musicais das escolas. “Todos devem ser valorizados. É muito gratificante ver que as escolas têm profissionais e voluntários que trabalham com amor, e isso traz bons resultados para os alunos, suas famílias e pra comunidade em geral”, destaca a coordenadora de Programas e Projetos da SME, Elizany Rosa.

 

A mensagem que cada música passa e o uso de diversas palavras é o que mais chama a atenção do articulador do Educa Mais da EMEB Celina Fialho, Jovaldo Gomes. “A música é o caminho mais fácil para ensinar as crianças, porque em qualquer idade elas conseguem cantar. Quando o aluno canta, automaticamente ele tem que ler. Então, a letra das músicas acaba incentivando à leitura pelo contato direto com palavras e frases. Isso estimula também a interpretação de texto”.

 

Esta iniciativa tem como parceiro o projeto “Mulheres em Ação no Artesanato da Baixada Cuiabana”, que expuseram e puderam comercializar suas confecções e criações em suas tendas. Ou seja, a união da música e do artesanato fez da praça Alencastro uma espécie de cantinho cultural. A segunda edição do “Música na Praça” deverá acontecer na primeira sexta-feira do mês de agosto, com atrações musicais de mais quatro escolas.