/

18 de Outubro de 2012 15h02

Projeto Ludo Infância apresenta trabalhos das creches municipais em 2012

18/10/2012

Waldemir Félix

Um encontro do projeto Ludo Infância, implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), reuniu na manhã desta quinta-feira (18-10), educadores e alunos das 50 creches da rede municipal de ensino para apresentarem os trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2012.

O evento, realizado no auditório Maestro China, na sede da SME, acontece nos períodos matutino e vespertino e prossegue nesta sexta-feira oportunizando a troca de experiências entre as creches e uma maior proximidade entre os educadores da infância.

A abertura do encontro foi feita por alunos da Creche Municipal Silva Freire, que apresentaram uma peça teatral, destacando o desenvolvimento das flores, desde a semente passando pela fase de crescimento até a consolidação. As creches São Francisco de Assis e Micaela Henrique da Silva também fizeram apresentações, dentro da proposta do projeto.

O secretário municipal de Educação, Silvio Aparecido Fidelis destacou a importância desse trabalho para a formação das crianças, ressaltando ainda que o projeto integra também as mães dos pequenos alunos, numa integração família e escola que é fundamental para a boa formação das crianças atendidas pela rede municipal de ensino.

O projeto Ludo Infância tem como metodologia a apresentação de propostas desenvolvidas pelas creches da rede municipal de ensino a partir da conclusão reflexiva da Chico Buarque, intitulada “Por onde anda Chapeuzinho Amarelo?”.

Trata-se de uma proposta pedagógica para a educação infantil de Cuiabá, abrangendo creche e pré-escola, em que as ações do cuidar e do educar estão permeadas por atividades lúdicas, na perspectiva do direito da criança quanto às questões relacionadas à sua saúde, alimentação, segurança, desenvolvimento e aprendizagem.

Na sexta-feira prosseguem apresentações de relatos orais, peças de teatro e musicais, além de mostras de trabalhos e exposições de painéis. A atividade é promovida pela Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Organização Curricular. Na abertura do evento contou também com a presença da secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel e equipe gestora da SME.