Educação /

12 de Julho de 2012 16h13

Projeto "Lição de Amor" reúne pais, alunos e educadores na escola Maria Tomich

12/07/2012

Tharyana Durigon - (65) 3645-6578


Para obter resultados positivos e colher bons frutos da educação é necessário que as escolas invistam em profissionais qualificados, dedicados e comprometidos com o ensino de seus alunos. No entanto, vale destacar que o acompanhamento da família, principalmente dos pais ou responsáveis, é uma contribuição fundamental para que as crianças se tornem cidadãs, de fato.
 

Preocupada com esta realidade, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Tomich Monteiro da Silva, realiza o projeto “Lição de Amor”. Esta ideia surgiu com o propósito de proporcionar aos pais, aos alunos e aos professores um dia de atividades em conjunto. Ou seja, um momento para que a família participe da vida escolar, tendo a oportunidade de acompanhar a rotina das crianças em sala de aula e conhecer a metodologia utilizada pela escola. 

A coordenadora pedagógica da unidade, Elizabeth Carvalho da Silva, conta que há anos a escola vem realizando este trabalho de união e incentivo da participação de todos na educação, e que os alunos melhoram muito o rendimento dentro da sala de aula quando existe esse interesse por parte dos familiares. 

“A escola não trabalha sozinha. A família é a principal peça pra gente estar desenvolvendo o nosso trabalho pedagógico dentro da escola com as crianças. Quanto mais o pai estiver presente dentro da escola, a criança se sente mais estimulada em aprender”, afirmou. 

Esta proximidade é válida também para os professores, que têm a chance de conhecer um pouco da relação familiar de seus alunos. “No momento em que a gente senta e mostra os avanços e as dificuldades de cada criança para os pais, se torna mais fácil orientar sobre o que pode ser feito em casa para ajudar esse aluno”, explica a professora Marcilene da Silva Caixeta. 

Alguns pais participam do projeto desde o início, há quatro anos, quando ainda não tinha tanta participação das famílias na escola, e percebem os pontos positivos que momentos como este trazem à educação de seus filhos. Segundo Eleoclovison dos Santos, que é pai de duas alunas da unidade, este acompanhamento faz toda a diferença. “Eu tenho quatro filhos e acompanho tudo o que eles aprendem na escola. Quando os meus outros dois estudavam, ainda não existia o ‘Lição de Amor’, e agora que as minhas duas filhas estudam e eu participo do projeto, percebo a diferença no aprendizado”. 

A alegria em receber os familiares na escola é nítida no olhar de cada criança. Entusiasmadas, elas sentam lado a lado de seus pais na sala de aula, e mostram a eles o que já sabem fazer. Enquanto alguns contam histórias, outros assistem a vídeos educativos com os alunos e professores, observam o que é feito em cada atividade, e sempre atentos a cada nova descoberta das crianças, o que as deixam ainda mais motivadas. 

Para as alunas do 3º ano do Ensino Fundamental, Nathalia Bitencourt, e Laisa Martins Pimenta, é legal passar uma manhã inteira com os pais na escola. “Eu gosto que o meu pai ou a minha mãe ficam aqui juntinho comigo”, conta Nathalia, que diz, ainda, que gosta mais de escrever e mostra tudo o que escreve para os pais. 

Já para Laisa, o que mais a deixa feliz é perceber o orgulho que eles sentem quando ela aprende algo novo. “Eu mostro pro meu pai que estou aprendendo a ler e a escrever, e meu pai diz: ‘parabéns’”. 

O “Lição de Amor” acontece a cada dois meses, no início de cada bimestre, e hoje já conta com a participação frequente de, pelo menos, 70% dos pais na vida escolar dos alunos.