/

29 de Novembro de 2013 14h34

Projeto da escola Joana Dark foi selecionado para representar o Centro-Oeste em concurso do MEC

29/11/2013

Rosane Brandão

O projeto Horta Sustentável e Gastronomia, da escola municipal de Educação Básica Joana Dark da Silva, foi selecionado como finalista da 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

A escola está entre os 40 finalistas do prêmio e vai representar a região Centro-oeste na categoria Educação Integral e Integrada. O projeto foi inscrito pelo professor Watson Pereira Rezende, articulador do Programa Mais Educação. Por estar entre os finalistas o professor já foi premiado com R$ 5 mil. A escola recebeu troféu e placa comemorativa.

Nesta edição do prêmio foram inscritos 3.221 trabalhos de escolas públicas de todo o país. Apenas 40 deles foram selecionados para a grande final, que será realizada no dia 12 de dezembro em uma cerimônia em Brasília. Na final, serão premiados os oito melhores projetos, sendo um de cada categoria e de cada região. Se o projeto for escolhido o melhor na sua categoria o professor Watson receberá mais um prêmio de R$ 6 mil.

O Prêmio Professores do Brasil foi dividido em oito categorias: educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio; educação integral e integrada; ciências para os anos iniciais; alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo. Cada categoria teve cinco finalistas, um de cada região do país.

Na horta sustentável da escola Joana Dark é produzido uma infinidade de verduras e legumes, como rabanete, beterraba, cenoura, alface, rúcula, cebolinha, coentro, salsa, almeirão, pepino, tomate, mandioca, açafrão, além de ervas medicinais. Todo o canteiro da horta é feito com garrafas pets.

Além da horta a escola também cultiva um pomar com a plantação de manga, pequi, banana, acerola, limão, goiaba, coco e jabuticaba.

O projeto da unidade escolar foi além da horta sustentável e do pomar, no local, que possui uma área de 2,5 mil metros quadrados, também é mantido um pequeno aviário, para criação de galinhas e frangos e uma compostagem, onde é feito a reciclagem do lixo orgânico, o qual é usado na horta.

Segundo a diretora da unidade escolar, Inês Walker Ehrenbrienk, a alimentação dos alunos é bastante rica e saudável, pois além de verduras, legumes e frutas fresquinhas eles também recebem uma alimentação a base de carne e ovos de frango. “Uma das vantagens de se fazer um trabalho como esse é poder oferecer aos alunos uma alimentação livre de produtos químicos, o que é muito mais saudável”.

Prêmio – é promovido pelo Ministério da Educação e busca reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Os oito vencedores do prêmio também participarão dos programas Sala do Professor e Salto para o Futuro, produzidos pela TV Escola.