/

28 de Novembro de 2013 09h41

Projeto Amigos do Zippy é encerrado com exposição de trabalhos dos alunos

28/11/2013

Rosane Brandão

“O Programa Amigos do Zippy foi um presente que os nossos alunos receberam este ano. É um programa de educação emocional, que oferece ferramentas e recursos para ajudar a criança a lidar com seus problemas e conflitos, vivenciados no dia a dia”. A observação foi feita pelo secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, nesta terça-feira (26) durante a solenidade de encerramento do programa.

A cerimônia foi realizada com uma exposição, denominada Expozippy, no Hotel Fazenda Mato Grosso, onde foram expostos os trabalhos realizados pelos alunos das 35 escolas beneficiados com o programa em Cuiabá. O evento reuniu autoridades da área de educação, professores, coordenadores tutores e diretores das 35 escolas.

A mostra dos trabalhos, que ficaram expostos no salão, revelou como os alunos aprenderam a lidar com os conflitos do dia a dia. “Uma vez eu briguei com a minha irmã e eu ia bater nela, mas eu me lembrei do Zippy e contei até dez para não brigar”, relatou um aluno em um de seus desenhos feitos durante a aula.

Outros depoimentos, como “antes eu não gostava de vir para a escola, agora eu gosto”, ou “antes eu era bravo, agora eu brinco com meus amigos”, também foram relatados no papel junto com os desenhos.

O Amigos do Zippy é um programa de educação emocional, que tem como objetivo desenvolver habilidades emocionais e sociais em crianças com idade de 6 e 7 anos. Por meio de histórias com os personagens Zippy e seus amigos, as crianças aprendem, de maneira divertida e eficaz, a lidar com as dificuldades do dia a dia.

O Programa Amigos do Zippy foi implantado em Cuiabá em 2013 pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), beneficiando 3.368 alunos de 35 escolas da rede municipal.

Ao longo deste ano foram ministradas 24 aulas, no período de maio a novembro. Pelo menos 124 educadores foram capacitados pela equipe da ASEC para atender o programa.

Durante a cerimônia de encerramento, a presidente da ASEC, Tania Paris, elogiou o trabalho dos educadores envolvidos no programa em Cuiabá. “Estamos muito felizes e satisfeitos com a forma com que o programa foi conduzido”.

Durante as aulas os alunos aprenderam a reconhecer seus sentimentos; desenvolveram maneiras de se sentir melhor quando estão enfrentando situações difíceis; aprenderam formas eficazes de comunicação; fazer e manter amizades saudáveis; resolver conflitos, tanto os próprios quanto ajudando outros quando estão em apuros; lidar com a solidão, ameaças e perdas; e interagir com outras pessoas de forma saudável, buscando e oferecendo ajuda, quando necessário.

Conforme Tania, os resultados dessa intervenção em Cuiabá estão sendo apurados, mas já ficaram evidenciados pontos positivos, como o aumento de autoestima e de autoconhecimento por parte dos alunos; a redução de comportamentos agressivos; aumento de solidariedade; e o aumento de motivação para aprender; desenvolvimento de autonomia cognitiva, que impacta o aprendizado acadêmico.

“Nós, que trabalhamos na periferia, sabemos o quanto nossas crianças estão vulneráveis. A desestrutura familiar, a violência e as drogas são questões que acabam influenciando na saúde emocional delas. Mas o programa veio justamente para trabalhar isso e fazer com que essas crianças aprendam a lidar com essas situações de forma saudável”, disse a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk.

O programa Amigos do Zippy em Cuiabá conta com o apoio do HSBC e seu programa global de apoio à educação, denominado Future First.