Educação /

23 de Fevereiro de 2011 17h04

Projeto Agente Mirim contra a Dengue ganha novos parceiros este ano

23/02/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), e apoio da TV Centro América, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, lança amanhã (24-02), às 13h, na escola municipal Gastão de Matos Muller, no bairro Pedra 90, a edição 2011 do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue”.

Implementado em 2010, o programa oferece a estudantes do município, de sete a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da unidade de ensino em que estudam.

As ações dos estudantes consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa e que se comprometem a combater os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”.

A SMS fornece às escolas e aos agentes todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle de Aedes Aegypti para que os estudantes possam realizar o trabalho de conscientização. É também de responsabilidade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses a vistoria nas residências para verificar se elas cumprem todos os requisitos para receberem a premiação.

No ano passado, o Agente Mirim Contra a Dengue mobilizou 12 mil alunos e 25 mil residências na capital. Os estudantes premiados receberam bicicletas e vídeo games e, os proprietários dos imóveis, eletrodomésticos.

Nesta primeira fase do projeto, as escolas estimularão os alunos de
9 a 14 na produção de textos que evidenciem a compreensão sobre a importância do envolvimento da comunidade no combate à doença. Os autores das três melhores redações serão premiados com notebooks e, as escolas responsáveis, receberão computadores.

A TVCA será a responsável pela divulgação do projeto na mídia e a  premiação.

 

Mais informações: 
(65) 3645-6578