/

15 de Março de 2013 11h35

Programa Saúde na Escola melhora vida de alunos da rede municipal

15/03/2013

Ana Assumpção - 3645.6054

Além de ensinar a ler e escrever, escola também é lugar para cuidar da saúde. Este é o propósito do Programa Saúde na Escola, que promove atendimentos médico, psicossocial, odontológico e nutricional aos alunos das 144 unidades escolares da capital durante todo o ano.

O Programa Saúde na Escola é promovido pelas Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, em parceria com o governo federal, e teve início no dia 11 de março. Nesta sexta-feira (15), foi realizado um encerramento simbólico na Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, no Bairro São Francisco.

“A Prefeitura de Cuiabá não medirá esforços para promover a saúde e a educação. O Programa Saúde na Escola é fundamental para o bom desenvolvimento das nossas crianças”, destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O secretario municipal de Saúde, Kamil Fares, lembrou da importância de pequenos gestos que podem fazer a diferença na vida das pessoas. “Esta ação consegue atender um grande número de crianças e adolescentes, que serão multiplicadores das informações”, afirmou.

O Programa Saúde na Escola foi aprovado por Irani Raimunda de Sousa, mãe dos alunos Vitória Gabriela e Ezequiel, de 6 e 12 anos respectivamente. “Eles chegaram em casa animados com o que aprenderam sobre comer melhor e agora escovam os dentes do jeito certo”, comentou.

Durante o atendimento do Programa na Escola Francisco Pedroso da Silva, dois alunos da professora e pedagoga de Educação Infantil, Eliane Moura, foram diagnosticados com sobrepeso e encaminhados para o acompanhamento nutricional.

"Às vezes, com a correria do cotidiano, a família não consegue identificar certos problemas de saúde nos filhos. Por isso a importância do Programa, pois quando a escola chama os pais para conversar é porque está preocupada com o bem estar do aluno", afirmou Eliane.

Os cerca de 50 mil alunos da rede municipal recebem orientações sobre alimentação saudável, escovação correta dos dentes, prevenção de drogas, atualização do calendário de vacinas e educação sexual. Também são promovidas consultas com clínico-gerais, oftalmologistas e odontólogos. Em caso de necessidade, a criança recebe óculos para correção da visão.