/

13 de Março de 2013 15h02

Programa Saúde na Escola atenderá cerca de 50 mil alunos da rede de ensino da capital

13/03/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

Temas como saúde ocular, prevenção da obesidade e drogas estão sendo apresentados em quatro escolas da rede municipal de ensino da capital. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola e é realizada até sexta-feira (15).

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com os Ministérios da Saúde e Educação, o Programa tem a finalidade de contribuir para a formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município. O trabalho é itinerante e realizado durante todo o ano nas 144 creches e escolas da rede.

O Programa Escola com Saúde possui equipes com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal. Outras ações da iniciativa são a promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos estudantes e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos.

Na sexta-feira (15), das 7 às 11h, será realizado o encerramento da semana na escola municipal Francisco Pedroso, no bairro São Francisco. Os alunos participarão de diversas atividades relacionadas à saúde.

O evento contará com a participação de representantes das instituições parceiras.