/

05 de Março de 2012 14h58

Programa Escola com Saúde lança campanha contra a obesidade na infância e adolescência

05/03/2012

Giovania Teixeira Duarte-3645-6578

Com a campanha “Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência”, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com os Ministérios da Saúde e Educação, lançou hoje (05-03), a edição 2012 do Programa Escola com Saúde.

O evento foi realizado na escola municipal Marechal Cândido Rondon, no bairro Alvorada, e contou com a participação de pais, alunos, funcionários da unidade de ensino, técnicos das secretarias envolvidas no projeto e diversas autoridades municipais.

A ação tem como finalidade contribuir para a formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município, em um trabalho itinerante que realizado durante todo o ano nas 144 creches e escolas da rede.

O Escola com Saúde possui equipes com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal. Outras ações da iniciativa são a promoção de alimentação saudável, orientação do calendário vacinal, prevenção do uso de álcool e drogas pelos escolares e familiares, promoção da saúde sexual e reprodutiva, além de encaminhamentos para atendimento de consultas especializadas, atendimento psicológico e distribuição de óculos. Em Cuiabá, o programa foi implementado em junho de 2008, pelo Decreto Nº 4.684.

Presente ao evento, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, afirmou que a atual administração está trabalhando para oferecer qualidade de vida à população e que o programa Escola com Saúde é uma dessas ações nesse sentido. “Já contratamos médicos, enfermeiras e odontólogos para trabalhar no programa”, disse.

Na oportunidade, Galindo também adiantou que no primeiro semestre deste ano serão distribuídos 4.096 tablets para alunos do Ensino Fundamental da rede de ensino da capital e, até o final do ano, esse número dobrará. “Também distribuiremos esse equipamento para os professores, pois será uma ferramenta a mais no processo de aprendizagem. Vamos ainda reformar mais da metade das escolas do município. Uma delas é a Marechal Rondon”, concluiu.

Na avaliação do diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, o Saúde da Família tem dois aspectos importantes. Um deles é o fato de as crianças serem assistidas com exames de saúde regulares, o que previne inúmeras doenças. “Quando os pais veem seus filhos cuidados, desperta neles também a valorização da criança saudável, apta a exercer sua infância e suas potencialidades, que é o segundo aspecto dessa iniciativa”.

Segundo o secretário de saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, a prevenção é a característica mais importante do programa, pois faz com que as crianças e adolescentes desenvolvam hábitos mais saudáveis e se tornem adultos com mais saúde.

Sobre o tema da campanha, combate à obesidade em crianças e adolescentes, o secretário afirmou que diversas ações serão implementadas na rede de ensino da capital. “São orientações a respeito reeducação alimentar e outras atitudes, auxiliadas por técnicos, nutricionistas e psicólogos, não só para as crianças, mas para os pais também”.

Além do tema de lançamento, este ano o Escola com Saúde também abordará temas como modos de vida saudáveis, diversidade sexual, bullying; homofobia e discriminação e preconceito no cotidiano da escola.

Também participaram do evento o secretário municipal de Comunicação, Carlos Brito, a secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, e o diretor Geral, Administrativo e Financeiro, Ribeiro Valadão.