Educação /

05 de Abril de 2011 14h58

Programa Educa Mais é referência no Brasil

05/04/2011

Waldemir Félix-Assessoria de Imprensa/SME

Cuiabá é referência nacional em educação integral. Durante seminário promovido pela Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em São Paulo, o programa Educa Mais (escola em tempo integral), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em 51 escolas de Cuiabá, ganhou destaque entre as autoridades e participantes do evento e foi apontado como uma referência a ser seguida pelos demais municípios brasileiros.

O Educa Mais é uma política pública de desenvolvimento e inclusão social, com ampliação da jornada escolar e foco na qualificação dos tempos, espaços e oportunidades educativas para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Tem como pressupostos a defesa da equidade no tratamento das diferenças, o que significa reconhecer ritmos e potencialidades diversas e a consciência de que o direito à educação não se restringe ao direito de acesso à escola.

Por isso, esse programa vai em busca de condições mais favoráveis para que as escolas públicas municipais, situadas em áreas de maior vulnerabilidade possam melhor atender as necessidades sócio-educativas das crianças e jovens mais afetados pelos fenômenos da exclusão social, da violência escolar e que tenham registrado Ideb abaixo de 2,9.

A implantação do Educa Mais na primeira etapa a partir de junho/2008 contemplou 10 unidades escolares e na segunda etapa, a partir de agosto/2008, subiu para 32 unidades do Ensino Fundamental. Atualmente 51 escolas têm o programa em plena execução, com resultados excelentes, conforme foi destacado no seminário promovido pela Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho neste ano mais 10 novas instituições irão aderir ao Educa Mais. Isso ocorre devido a um protocolo assinado entre o Ministério da Educação (MEC), e a Prefeitura de Cuiabá estabelecendo que no próximo semestre serão 61 escolas integradas ao Educa Mais, sendo atendidos 16 mil alunos.

O MEC repassa os recursos para as escolas investirem em aulas extras, que estendem o período escolar entre 2 ou 3 horas. São cerca de R$ 600 milhões aplicados em 15 mil escolas integrais espalhadas pelo país. Cada instituição se responsabilizará por R$ 39 mil, para investir no ensino integral.

Em Cuiabá, com o Educa Mais, os estudantes participam de aulas de música, dança, teatro, além de esportes e letramento em português e matemática. Tudo no horário oposto ao as aulas, o contraturno. "Cada escola tem habilidades diferentes conforme sua própria escolha. Mas todas visam a integração não só do aluno com a escola, mas da sociedade com este ambiente de ensino", afirma o secretário Permínio Pinto Filho.

Os números do Educa Mais comprovam que o programa tem contribuído não apenas para a melhoria do comportamento dos estudantes como também para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Um exemplo ocorre na Escola Municipal Antônia Tita Maciel de Campos, onde o projeto foi implantado há 3 anos e atende 250 alunos. A nota do Ideb nas séries finais teve um crescimento de 3.1 para 3.9 enquanto o ensino infantil saltou de 3.3 para 4.4. Segundo a Coordenadora do Programa de Educação no Brasil da Unicef, Maria de Salete Silva, este, ainda é um pequeno passo para que a educação seja, de fato, educadora. Para ela, é necessário eliminar o senso comum quanto ao ensino integral, pois este é responsabilidade da sociedade.

  

Mais Informações:
(65) 3645 6578