/

25 de Novembro de 2013 14h40

Programa Amigos do Zippy será encerrado com exposição de trabalhos

25/11/2013

Rosane Brandão

O Programa Amigos do Zippy, que trabalha a saúde emocional de crianças, encerra suas atividades nesta semana com a realização da “Expozippy”, apresentação dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2013 com cerca de três mil alunos da rede municipal de Cuiabá.

A solenidade de abertura do evento será nesta terça-feira (26), às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e contará com a presença de autoridades da área de educação, professores, coordenadores tutores e diretores das 35 escolas beneficiadas com o programa em Cuiabá.

A Expozippy continua nos dias 27 (período da tarde) e 28 (período da manhã) no saguão da Secretaria Municipal de Educação, onde ficarão expostos os trabalhos das escolas. A mostra de trabalhos será aberta para visitação de alunos e professores.

O Programa Amigos do Zippy foi implementado em Cuiabá pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC).

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de especialistas internacionais, ele foi criado para atender crianças de 6 e 7 anos de idade, matriculadas no 2° ano do ensino fundamental e é aplicado pelos próprios professores em sala de aula.

“É um programa comprovadamente eficaz que ajuda as crianças a desenvolverem habilidades emocionais e sociais que funcionam como fatores de proteção para promover sua saúde mental”, explica a presidente da ASEC, Tania Paris.

Conforme observa Tania Paris, o programa se baseia no conceito de que “se crianças pequenas aprendem a lidar com dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”.

Em Cuiabá, o programa foi implementado em 35 escolas da rede municipal, beneficiando 3.368 crianças e 124 educadores, que trabalham com turmas do 2° ano do ensino fundamental. Os professores selecionados para desenvolverem o programa passaram por uma qualificação, oferecido pela ASEC.

Ao longo deste ano, os alunos aprenderam, de maneira lúdica, a conviver com as diferenças, respeitar o próximo e lidar com as dificuldades do dia a dia.

As aulas foram divididas em seis módulos, cada um trabalhou um tema: Sentimentos; Comunicação; Começando e interrompendo relacionamentos; Resolução de conflitos; Lidando com mudanças e perdas; Nós sabemos lidar com as dificuldades.

O programa compreende uma série de seis histórias intituladas Amigos do Zippy. Nessas histórias, os personagens, que é o Zippy (um inseto - bicho-pau) e seus amigos (um grupo de crianças), vivenciam situações de dificuldades familiares, como mudança, perda, ameaça e solidão.

Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o resultado do programa foi muito positivo em Cuiabá, pois acabou influenciando no ensino-aprendizado dos alunos.

“O programa é um estímulo para estas crianças continuar frequentado a sala de aula. Quando elas aprendem a lidar com seus sentimentos, consequentemente, vão saber lidar positivamente com os problemas e dificuldades enfrentadas ao longo de suas vidas”, observou o secretário.

O Amigos do Zippy têm como apoiador em Cuiabá o Programa Future First, Programa Global de Educação do Banco Mundial HSBC.