/

28 de Maio de 2012 16h02

Profissionais da Secretaria de Educação de Cuiabá participam de workshop sobre autismo

28/05/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


No último final de semana, Cuiabá recebeu pela primeira vez o workshop do projeto “Inspirados pelo Autismo: A Aprendizagem Social através da Interação Prazerosa”. A iniciativa de promover esta ação foi do empresário Rogério Fabian, que tem um filho autista e achou válido criar esta oportunidade para compartilhar, com educadores e outras famílias, conhecimentos sobre o assunto.

O evento aconteceu de sexta a domingo, o dia todo, e contou com a presença de 170 participantes. A Secretaria Municipal de Educação (SME) patrocinou 16 vagas para educadores da rede municipal participarem do workshop.

Na ocasião, os participantes tiveram contato com os princípios básicos da abordagem educacional, relacional e responsiva, com a finalidade de promover desenvolvimento social, emocional e cognitivo em crianças e adultos com autismo.

Durante os três dias, a ministrante Mariana Tolezani, que é diretora da “Inspirados pelo Autismo”, apresentou as seguintes palestras: A perspectiva de aceitação, apreciação e entusiasmo; A importância da interação social; Conhecendo a criança com autismo; Otimizando o ambiente de aprendizagem; Os estados de disponibilidade da criança para interação; O fortalecimento do vínculo através da aceitação – Juntando-se à criança; O convite à interação; Encorajando o desenvolvimento de habilidades sociais; A importância do contato visual e os “3Es”; O desenvolvimento da linguagem; A criança interativa e repetitiva/controladora; Lidando com os comportamentos indesejados; As metas educacionais em atividades interativas – brincando e aprendendo; e, por fim a revisão e conclusão de tudo o que foi debatido.

A rede municipal de ensino conta hoje com aproximadamente 40 alunos que sofrem de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), que consiste em distúrbios nas interações sociais recíprocas, e costuma manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Os sinais do desenvolvimento de TGD podem ser notados nos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGDs englobam os diferentes transtornos do autismo: as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.