/

10 de Julho de 2012 09h26

Profissionais da Educação serão mesários voluntários nas Eleições 2012

10/07/2012

Waldemir Félix - (65) 3645-6578


Os profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Cuiabá serão mesários voluntários nas eleições deste ano. Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre a prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), para a formação de auxiliares da Justiça Eleitoral, através do Programa Mesário Voluntário, que visa a formação de um cadastro de auxiliares da Justiça Eleitoral.
 

Pelo acordo de cooperação técnica, profissionais da Educação de Cuiabá participarão nas eleições como mesários ou auxiliares, recebendo certificados que valerão para fins de contagem de pontos na atribuição de aulas. 

O Programa Mesário Voluntário será um importante instrumento para as eleições deste ano, pois a Justiça Eleitoral depara-se com dificuldades em relação à convocação e intimação de pessoas para a composição da mesa receptora de votos. O projeto propõe alternativas para que este trabalho de recrutamento torne-se fácil, pois o Cartório Eleitoral contará com pessoas que trabalharão de forma espontânea e consciente. Além disso, a Justiça Eleitoral poderá fazer uma rigorosa fiscalização, contando com o trabalho voluntário e qualificado de profissionais da Educação. 

O programa fortalece o processo democrático, como destaca a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Serli Marcondes Alves, ressaltando a importância desse trabalho espontâneo que, inclusive, será levado como exemplo para as escolas, onde as crianças podem crescer aprendendo sobre a importância de participar do processo eleitoral e da consolidação da democracia de um modo geral. 

Essa opinião é reforçada pela secretária municipal em exercício de Educação, Cilene Antunes Maciel, destacando que ser voluntário é exercer o processo democrático. A secretária ressalta a importância de participar ativamente em uma eleição, como mesário ou auxiliar. “O voluntariado é uma forte demonstração de valorização da cidadania, é colaborar diretamente para o fortalecimento da democracia no país”, afirma. 

O profissional da Educação que se inscrever no programa e for selecionado pela Justiça Eleitoral, fará uma jornada de 10 horas de treinamento e 20 horas de prática. Todo treinamento e trabalho no dia das eleições será certificado pela Justiça Eleitoral, totalizando a carga horária de 30 horas. O certificado expedido pela Justiça Eleitoral terá validade como contagem de pontos na atribuição de classe ou aulas aos profissionais, conforme critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação. 

Os interessados em participar do programa Mesário Voluntário podem fazer inscrição através do site www.tre-mt.gov.br. Os selecionados assinarão um termo de adesão, ressaltando que sua participação não terá vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.