/

26 de Fevereiro de 2014 13h58

Profissionais da educação conhecem projetos de transparência

26/02/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Pelo menos 150 profissionais da educação da rede municipal de Cuiabá participaram nesta terça-feira (25), na sede da Controladoria-Geral da União (CGU) em Mato Grosso, de um encontro onde foram apresentados os projetos de transparências realizados pela Prefeitura de Cuiabá. Alguns desses projetos são voltados para alunos e professores das 92 escolas municipais de Cuiabá.

O encontro, que foi coordenado por representantes das Controladorias-Geral da União (CGU) e Municipal de Cuiabá, antecede a Semana da Transparência, que será realizada entre os dias 12 e 16 de maio com alunos das escolas da rede municipal.

Segundo o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, o intuito do encontro foi trabalhar a ética e cidadania na rede municipal, de modo a fortalecer o controle social.

Segundo o chefe da Controladoria-Geral da União em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa, discutir ações de transparência é de extrema relevância para formar cidadãos responsáveis e menos individualistas. “Vivemos numa sociedade em que boa parte dos cidadãos é carente de valores e quando colocamos essas questões em discussões estamos ajudando a construir um futuro melhor”, disse Sérgio Akutagawa.

O Controlador Geral do Município, Marcelo Bussiki, explicou que a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo vários projetos e ações de transparência, justamente para criar nos cidadãos o hábito de fiscalização da administração pública. “Queremos que cada um participe desse processo, mas com consciência cidadã.”, observou o controlador, lembrando que o Portal da Transparência é uma ferramenta que pode ser usada pela população como forma de controle social.

Os projetos voltados para as crianças, segundo Marcelo Bussiki, também são ações que estão sendo implantadas nas escolas para conscientizar esse público da importância do controle social desde cedo.

A secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, lembrou que a ética e a cidadania são temas que já fazem parte do currículo escolar da rede municipal.  “Trabalhamos projetos transversais em nossas unidades escolares com ações educativas em que abordamos esses temas. Nossos alunos também são orientados sobre a importância do controle social”.

O analista de finanças e controle da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Mauro Kosis, e a coordenadora de auditoria da Prefeitura de Cuiabá, Priscila Ventura, explicaram como funcionam as ações de transparência e os projetos que serão desenvolvidos com as crianças.

Os projetos a serem desenvolvidos nas escolas são: 1º Concurso de Desenho e Redação da Prefeitura de Cuiabá, que será realizado paralelo ao 6º Concurso de Desenho e Redação da CGU, com o Tema: Acesso a Informação: Um direito de Todos; Portalzinho da Criança - Patrulha da Transparência;e Um Por Todos, Todos Por Um.

Segundo a diretora da escola Raimundo Pombo, do bairro Parque Cuiabá, Marcia Aparecida Pinheiro, a unidade escolar já trabalha com projetos que visam preparar o aluno para ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres. “Os projetos de transparência vêm fortalecer o exercício de cidadania proposto pela escola”, disse a diretora.  

Quem também aprovou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá foi a professora Olinda Gonçalves, diretora da escola Ana Tereza Arcos Krause, bairro Jardim Industriário II. “É sempre importante trabalhar com as crianças o exercício de cidadania, principalmente quando se diz respeito a direitos e deveres. E educar para transformar o mundo em um futuro melhor é o que priorizamos na nossa escola”.