Educação /

25 de Março de 2013 14h30

Professores do município discutem atividade física para a Educação Infantil

25/03/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

A Educação Física na Educação Infantil foi o tema do encontro com professores da rede municipal de ensino, que ocorreu na última sexta-feira (22). Denominada “Educação e Movimento”, a formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá com o objetivo de discutir a matriz curricular da disciplina para essa modalidade de ensino.

“Esses encontros são realizados desde 2009, durante todo o ano. Neles, os professores abordam questões teóricas relacionadas ao tema e, depois, planejam as aulas que serão implementadas no cotidiano escolar”, explicou a coordenadora de formação, Vanilda Carvalho.

A qualificação é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosos (UFMT) e já resultou na edição do livro “A Educação Física na Rede Municipal de Cuiabá: uma proposta de construção coletivo”, composto por diversos artigos de profissionais da área do município.

Segundo professor da Faculdade de Educação Física da UFMT, Cleomar Ferreira Gomes, o conteúdo trabalhado na formação dos educadores físicos da rede é fundamentado na estruturação de jogos e brincadeiras para a educação infantil. “Essas atividades auxiliam na formação integral do aluno. Ou seja, nos seus aspectos social, biológicos e psíquico”, explicou.

Essa perspectiva, segundo Cleomar, observa quais capacidades a criança desenvolve quando se movimenta. “Memória, percepção, afetividade. São diversas as aptidões manifestadas pela criança quando ela realiza uma atividade física. É um universo de possibilidades”, afirmou.