/

25 de Março de 2013 08h39

Professores do município aprendem a usar tablet como ferramenta pedagógica

25/03/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

Professores da rede municipal de ensino, que utilizarão tablets em sala de aula como ferramenta pedagógica, participam entre os dias 25 e 28 de março da formação para se familiarizarem com o equipamento.

O projeto “Tablet: o mundo em suas mãos” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e atenderá inicialmente 16 escolas municipais com a distribuição de 5.700 tablets de 10 polegadas. Serão atendidos 4.782 alunos, do 3º ao 9º ano.

Os professores dessas unidades de ensino também serão contemplados com o equipamento para acompanhamento de seus alunos, oferecendo aos educandos mais um estímulo à aprendizagem.

“Essa é a primeira etapa de uma formação que será ampliada. A princípio, os professores terão contato com os tablets. Durante todo o ano de 2013 serão oferecidos vários cursos de capacitações de usos de aplicativos educacionais de acordo com o currículo municipal, além de socializações de experiências bem sucedidas na rede de ensino de Cuiabá”, explica a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, Luzeni Ferreira.

Segundo o formador do curso, Pedro Félix Nogueira, as turmas de professores são heterogêneas no que se refere ao contato com o equipamento. “Percebemos que aqueles educadores que pertencem à geração mais atual têm maior facilidade e curiosidade em relação ao tablet. Os mais velhos são mais resistentes, mas creio que é uma questão de tempo para que eles superem isso”, afirmou.

Nogueira ainda avalia que a ferramenta não é uma tendência, mas um imperativo dentro da sala de aula nos próximos anos. “Nosso grande desafio é qualificar os professores para que eles utilizem as novas tecnologias e possam explorar ao máximo tudo que ela possa trazer para o aprimoramento dos nossos alunos”, observou.