/

28 de Agosto de 2012 16h24

Professores de Educação Física da rede de ensino de Cuiabá lançam livro sobre propostas educacionais para a área

28/08/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira, das 08h às 12h, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), do “II Encontro de Formação dos Professores de Educação Física”, para prestigiarem o lançamento do livro “A Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva”.

O livro foi idealizado em 2009 pelo professor Doutor Evando Carlos Moreira, e pode se concretizar por meio de uma parceria entre a prefeitura de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que editou o material, e do trabalho coletivo e empenho dos professores de Educação Física das escolas municipais da capital, que contribuíram com conhecimento e experiência. ”Nas nossas reuniões nós discutíamos como a Educação Física estava sendo desenvolvida no município, e o que nós poderíamos fazer para potencializar a melhoria do trabalho destes profissionais. A nossa ideia é que esse livro se torne um material de consulta para os professores”, explica Moreira, que afirma também que nenhuma outra área desenvolveu algo semelhante junto à prefeitura. “Estamos na vanguarda deste processo”.

O objetivo desta obra, que teve a colaboração de cerca de 150 educadores, é reunir inúmeras práticas educativas, presentes na área, que auxiliem no desenvolvimento das crianças, observando a capacidade, a atenção e a forma com que cada um se identifica com as atividades esportivas e culturais. “Os professores de Educação Física estão tendo uma grande oportunidade de ter uma matriz curricular baseada em várias atividades, como a luta, os jogos, a cantiga de roda, e isso fortalecerá as nossas aulas. Nós, professores, estamos direto com os alunos e conhecemos o senso comum de cada um deles, e durante a elaboração do livro, levamos tudo isso em consideração”, conta a professora de Educação Física da Emeb Marechal Rondon, Sueli Xavier.

Para a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, os profissionais da Educação Física devem saber e se conscientizarem sobre a importância que têm dentro do meio pedagógico e da alfabetização. “Este livro traz o registro do conhecimento profissional de cada um que contribuiu com essa construção. O profissional de Educação Física tem que saber da sua importância, porque, por meio do desenvolvimento dessas atividades, o aluno consegue aprender, ler e interpretar melhor”.

Este material servirá como subsídio e fonte de pesquisa para professores e acadêmicos do curso de Educação Física; pois constrói uma proposta que resulta das experiências profissionais, presentes nas escolas, aliadas aos estudos e pesquisas dos docentes que estão na Universidade, sem deixar de lado a sensibilidade e os cuidados nas relações profissionais e pessoais que se estabelecem, analisando a individualidade de cada um, dentro de uma ação coletiva.

A ocasião contou com a apresentação de ginástica da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Tancredo Neves, com a exibição o vídeo “Vista minha pele”, apresentação do grupo “Beleza tem raízes”, da Emeb Marechal Rondon, além da composição da comissão de elaboração da proposta de formação continuada para os professores de Educação Física no ano de 2013.

Estiveram presentes também a diretora de Ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, e o professor Doutor da UFMT, Marinaldo Divino Ribeiro.