Educação /

27 de Setembro de 2013 15h56

Professores de Cuiabá recebem capacitação para trabalhar a erradicação do trabalho infantil

27/09/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Cerca de 250 professores da rede municipal de educação de Cuiabá participaram nesta quinta-feira (27) de uma capacitação do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A capacitação, direcionada aos coordenadores pedagógicos e articuladores do Programa Mais Educação, foi baseada na metodologia Educação, Comunicação e Arte na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ecoar). Esses professores serão multiplicadores no processo de mobilização para a eliminação do trabalho infantil.

Conforme o coordenador estadual do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da OIT, Antônio Carlos Melo Rosa, o IPEC entende que para eliminar o trabalho infantil é crucial mudar a própria atitude da sociedade. Um passo importante para alcançar isto é mobilizar, educar e capacitar as pessoas, principalmente meninos e meninas.  E foi pensando nisso que o IPEC lançou o Ecoar, que tem uma série de módulos didáticos projetados para envolver ativamente os jovens na mobilização para eliminar o trabalho infantil, por meio da arte, da educação e da comunicação.

Em sua palestra, que teve como tema “Mato Grosso unido contra o trabalho infantil”, Antônio Carlos falou da metodologia usada pela OIT para trabalhar a questão do trabalho infantil no estado.

Ele explicou que o Ecoar é constituído de material didático preparado para que toda a comunidade escolar possa, em suas atividades educativas, trabalhar temas relacionados aos Direitos Humanos das crianças, propor temáticas e disseminar práticas que promovam a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Uma das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que ajudam a eliminar o trabalho infantil, é o programa Mais Educação, que atende alunos do ensino fundamental que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Em Cuiabá todas as escolas da rede municipal são atendidas com o Programa, beneficiando quase 17 mil crianças. Esses alunos participam de atividades contraturno escolar, permanecendo na escola durante todo o dia.

A coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Lucilene Lescano, que também participou da capacitação, destacou a importância da escola para afastar a criança do trabalho infantil.

“A escola ajuda a afastar as crianças do trabalho infantil. Além disso, a criança que fica fora da escola também está vulnerável a se envolver com o mundo das drogas e do crime”, disse a professora, acrescentando que a família é uma grande aliada para que a criança cresça protegida desses problemas.

“Precisamos trabalhar contra a exploração infantil e em defesa de nossas crianças. E pode ter certeza que estamos fazendo nossa parte”, completou.

“A criança gosta de brincar, além disso, ela precisa estudar e aprender. É preciso que haja uma mudança e um diferencial para o trabalho infantil, e é por isso estamos reunidos aqui hoje”, disse a coordenadora de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Glaucia Ribeiro.

A abertura do evento contou a participação de alunos do Programa Mais Educação da escola Paulo Freire, que fizeram uma apresentação musical.

Também participou do evento a secretária-adjunta de Educação de Várzea Grande, Maria Auxiliadora de Campos Leite. A capacitação continua nesta sexta-feira para os professores de Várzea Grande.