Educação /

09 de Novembro de 2011 15h35

Professores de Cuiabá participaram de seminário de educação promovido pela UFMT

09/11/2011

Giovania Teixeira Duarte/SME

Oitenta professores da rede de ensino da capital participaram, desde domingo (06-11), da 19ª Edição Seminário Educação (SEMIEDU), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

O evento, que se encerra hoje, este ano tem como tema: “Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT”, em alusão a uma década de existência do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre).

Durante o evento, o grupo de docentes do município de Cuiabá apresentou diversos programas e projetos desenvolvidos na rede de ensino, por meio de comunicação oral, minicursos, relato de experiências e exposição de pôsteres.

Entre esses trabalhos, destaca-se o da professora Maria Benedita Alves Ribeiro Martelli, da escola municipal Maria Eunice Duarte Barros, no bairro Santa Isabel, denominado “Conviver na Ciranda Encantado”. O projeto é desenvolvido na escola desde 2005, e é pautado na Lei 10.639/2003, que obriga escolas de todos os níveis de ensino e da rede privada e particular a incluir no currículo escolar temas relacionados à história da África e da população afro-brasileira.

“Nosso projeto não trabalha a questão da diversidade cultural apenas em momentos pontuais. Trabalhamos o respeito à diversidade étnica e cultural no cotidiano escolar, perpassando por todas as áreas do conhecimento e ambiências”, explicou.

De acordo com a educadora, o fato da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) subsidiar as inscrições dos professores que estão participando do seminário, é um incentivo para a formação e o crescimento profissional dos trabalhadores da educação do município. “Além disso, é uma oportunidade para mostrarmos o nosso trabalho e, ao mesmo tempo, ter contato com as experiências de outros estados e municípios”.

Na avaliação da secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Cilene Maciel, o SEMIEDU é um espaço importante para o município mostrar as políticas educacionais implementadas nas unidades de ensino da rede, e socializar esse trabalho com profissionais de diferentes municípios e esferas de governo. “A educação de Cuiabá tem sido referência para outros municípios e estados, como é o caso da Educação Especial e o Programa de Escola Integral. Isso é resultado dos investimentos em valorização profissional e do trabalho dos profissionais da educação”.

Cilene Maciel ministra nesta quarta-feira (09-10), às 18h, no Instituto de Linguagem da UFMT um minicurso com o tema “A Avaliação no Contexto Escolar”, em parceria com as professoras Cleonice Corrêa Amorim, Fátima Aparecida Budoia e Mônica Beurmann Magalhães.

Lançamentos

O seminário também contou com o lançamento de diversas obras voltadas para a educação. Entre elas, o livro da professora Carmem Cinira Siqueira Leite, trajetória escolar e profissional de docentes negras da rede municipal de ensino de Cuiabá.

A publicação é resultado de uma pesquisa realizada pela autora para a elaboração dissertação de mestrado, apresentada em 2006.

O estudo revela histórias de superação de mulheres afrodescendentes em relação ao sexismo e racismo, que atuam como professoras na capital, denominadas “Mulheres Negras de Sucesso”.