Educação /

27 de Maio de 2013 10h40

Professores de Cuiabá encerram formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização

27/05/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Professores da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram na última sexta (24) de mais uma etapa do curso de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Ministério da Educação (MEC). O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal que assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Segundo a coordenadora municipal do Pacto, Eliane Quinhone, ao todo 555 professores do 1° ciclo (1° ao 3° ano) do ensino fundamental de Cuiabá participaram da formação que teve duração de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano para os professores alfabetizadores e 200 horas/ano para os orientadores de estudo.

Além da formação continuada, o Pacto também inclui outras ações, como a disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos, avaliações e controle social.

Para Eliane Quinhone, a meta é “ambiciosa”, mas Cuiabá está trabalhando para cumpri-la. Ela lembra que antes mesmo de o governo federal lançar o programa, Cuiabá já havia implantado a mesma meta da alfabetização até os oito anos na rede municipal. “Esta meta já constava no Plano Municipal de Educação e nas diretrizes elaboradas pela Prefeitura de Cuiabá. Mas, agora com o Pacto, Cuiabá estará mais perto de cumpri-la, pois recebe recursos do MEC para realização das ações”.

A coordenadora explica que após a formação continuada, o MEC vai disponibilizar para todas as escolas do 1° ciclo kits de jogos de alfabetização e de literatura infantil, que vão compor o “cantinho da literatura” nessas escolas. Em Cuiabá pelo menos 74 escolas municipais que atendem o 1° ciclo serão contempladas.

Em Mato Grosso, o Pacto é coordenado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pelas professoras Cancionila Janzkovski Cardoso e Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, do Campus de Rondonópolis.

Repórter: Rosane Brandão

Fotos: Jorge Pinho