Educação /

28 de Agosto de 2013 17h56

Professores de Cuiabá aceitam proposta da Prefeitura e encerram greve

28/08/2013

Rosane Brandão - 3645-6578


Os professores da rede municipal de ensino aceitaram a proposta de aumento salarial feita pela Prefeitura de Cuiabá e encerraram hoje (28) a greve que durou menos de uma semana. O aumento salarial concedido este ano pela administração municipal é o maior em nove anos.

 

A Prefeitura já havia concedido, a todos os profissionais, aumento de 5,8% de ganho real, pagos a partir dos meses de fevereiro e março. Também foi concedido mais 6,97% de reposição de perdas inflacionárias na data-base da categoria, no mês de julho, totalizando 12,77% de aumento salarial. Ainda assim, os professores entraram em greve e, mesmo que a Justiça que tenha considerado o movimento ilegal, mantiveram a paralisação.

 

Na nova proposta, feita na noite de ontem (27) pelo prefeito Mauro Mendes, a administração concedeu mais 4% de ganho real nos salários dos servidores. Com mais esse percentual, somado aos 12,77% já concedido este ano aos professores, o reajuste em 2013 totaliza 14,77%. Serão pagos 2% na folha de pagamento de dezembro de 2013 e mais 2% em março de 2014.

 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o reajuste de 14,77% é referente ao ano de 2013 e novas negociações estão abertas a partir de julho de 2014, por ocasião da data-base dos profissionais da educação.

 

“A arrecadação da prefeitura nos meses de janeiro e fevereiro é menor. Em fevereiro também incide o pagamento de 1/3 de férias dos professores e técnicos da educação, por isso o reajuste só é possível a partir do mês de março”.

 

Segundo Gilberto Figueiredo, nunca se fez tanto pela educação de Cuiabá como está sendo feito nesta gestão. “É a maior demonstração de respeito aos profissionais, comprovando que a educação é prioridade na Gestão Mauro Mendes”, afirmou.

 

Benefícios - Além do reajuste salarial, os direitos trabalhistas também estão sendo respeitados. A prefeitura já concedeu aos profissionais da educação quase mil licenças-prêmio somente este ano. “É mais do que a soma dos últimos quatro anos”, disse o secretário.

 

A Secretaria de Educação também já iniciou um processo de reestruturação das instalações físicas das unidades escolares, que vai contemplar toda a rede municipal de ensino ao longo dos próximos anos.